A Azul está utilizando uma ferramenta inédita no país para o rastreio de bagagens. Com esse equipamento, que monitora o caminho das malas desde o despacho no check-in até a entrega no destino final, a companhia pretende reduzir ainda mais o percentual de extravio, que passou de 2,14 em abril para 1,89 bagagens para cada mil clientes transportados em junho.
Em Cuiabá, onde os testes foram feitos, os índices de extravio de bagagem vem diminuindo a cada dia nos voos da empresa que partem ou chegam da capital do Mato Grosso.
A tecnologia funciona com aparelhos semelhantes aos smartphones que são utilizados pelos tripulantes da Azul para fazer a leitura do código de barras que acompanha a etiqueta da bagagem despachada. Com o tracking code, ou código de rastreamento em português, a mala é rastreada a cada manuseio e o status da bagagem é enviado para um sistema de controle. Por meio do aplicativo da Azul, o cliente recebe notificações sobre três diferentes etapas de movimentação de sua bagagem: o próprio check-in – não sendo mais necessária a entrega do canhoto da etiqueta para o cliente –, o carregamento na aeronave e a restituição, na esteira de bagagens, no aeroporto de destino final.
“Essa tecnologia faz parte de uma das nossas frentes de atuação, que visa integrar os serviços e aperfeiçoar nossa operação, trazendo mais eficiência para o dia a dia da companhia. Começamos a testar essa tecnologia nos voos entre Campinas (SP) e Cuiabá (MT) durante um período e hoje já é uma realidade em todas as bases da Azul, fornecendo informações aos clientes e, ao mesmo tempo, controlando o fluxo de bagagens despachadas e restituídas e reduzindo os extravios de bagagem”, afirma Kléber Linhares, diretor de tecnologia da Azul.
O executivo também destaca a logística para levar o novo sistema a todas as bases de operação da Azul. “Treinamos mais de mil tripulantes para lidar com essa ferramenta e já enviamos mais de 300 aparelhos de rastreio para a implementação dessa tecnologia nos aeroportos nacionais e internacionais que a empresa opera. Esperamos concluir em pouco tempo o alinhamento com as áreas operacionais e terceirizadas, fazendo com que essa leitura seja parte da rotina de nossas bases, melhorando nossa operação e contribuindo para a experiência do cliente que voa Azul”, diz Linhares.
Além de trazer informações úteis para o cliente, a ferramenta alimenta um sistema interno que fortalece o controle da companhia em todas as bagagens em trânsito. A empresa, que já detém os melhores números do setor, tem a expectativa de rastrear 100% das bagagens em seus voos.