Klabin testa bitrem dobrável com caminhão Mercedes-Benz Axor

O caminhão extrapesado Mercedes-Benz 3344 6×4 está transportando toras de madeira no Estado do Paraná

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, começou a testar uma versão inédita de bitrem dobrável para transporte de toras de madeira no estado do Paraná. Esta multicomposição está sendo puxada pelo Axor 3344 6×4, caminhão extrapesado da Mercedes-Benz, numa experiência pioneira no país.

Essa inovação foi desenvolvida pela unidade florestal da Klabin, que trouxe a tecnologia da Austrália e coordenou sua implantação em veículo próprio com a ajuda de uma empresa parceira. Inicialmente, o veículo irá operar junto à frota tradicional, num período de testes.

Quando está vazio, o bitrem dobrável, específico para o carregamento de toras de madeira, encolhe a primeira carreta sobre o chassi do cavalo mecânico. Com isso, há uma redução no comprimento total do veículo de 19 para 15 metros, trazendo diversas vantagens, a principal delas o ganho de território. Comparado aos veículos tradicionais, esse bitrem usa uma área muito menor para manobrar, o que assegura melhores condições de direção e aderência em áreas de declive devido ao menor raio de giro necessário para curvas, além de liberar terras que podem dar espaço para plantações. Isso cria perspectiva de aumento da produtividade florestal da companhia.

O bitrem vazio e dobrado também permite ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando a mobilidade na via, além de gerar economia com combustível, pedágio e pneus – oito pneus deixam de tocar o solo quando a primeira carreta é recolhida.

“A versatilidade de uso e a excelência do Axor nas operações off-road ganham novamente destaque em mais uma iniciativa inovadora no país”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O Axor é pau pra toda obra. Ele foi desenvolvido para enfrentar as características do transporte brasileiro, operando nos diversos tipos de estrada, tanto asfaltadas, quanto de terra ou outro pavimento, situações típicas das atividades florestais, como a da Klabin no Paraná.”

No setor madeireiro e em toda a cadeia do agronegócio, assim como nas mais diversas áreas da atividade econômica, os caminhões Axor são reconhecidos pela força, robustez, resistência, baixo custo operacional e disponibilidade para o trabalho. “Além disso, o elevado padrão de conforto da cabine, juntamente com os itens de tecnologia e segurança, garante ao motorista um excelente nível de bem-estar a bordo e de condução, o que resulta em produtividade e satisfação.”

Veja também

Por