Latam traz da China equipamentos médicos para combate à Covid-19

O primeiro voo, de um total de seis, com 306 respiradores, 500 monitores e outros itens, pousou hoje no Rio de Janeiro

O avião da Latam com 306 respiradores, 500 monitores e outros itens para combate à Covid-19 pousou na cidade do Rio de Janeiro. Esta é a primeira de seis operações realizadas pela companhia a partir da China para transportar 160 toneladas de aparelhos médicos.

O primeiro voo JJ9518 decolou dia 12 às 2h19 de Cantão, China, com escala em Amsterdã, e pousou (como voo JJ9519) no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17h41 do mesmo dia. O avião, modelo Boeing 777 de passageiros, foi adaptado para o transporte de cargas, tanto na cabine, quanto no porão, de forma a maximizar a capacidade de transporte. O voo, composto por uma equipe de pilotos e funcionários de operações, percorreu mais de 18 mil quilômetros em torno de 46 horas, passando por três fusos diferentes.

“A chegada desses respiradores, monitores e toda a leva de equipamentos comprados para as nossas unidades de saúde municipais é uma notícia maravilhosa para a população do Rio. Com esse material, vamos poder equipar os nossos hospitais e abrir mais leitos para os pacientes com Covid-19. No meio do ano passado, antes mesmo de qualquer sinal dessa pandemia, fizemos essas e outras compras para renovar nosso parque tecnológico. Ao todo, foram 400 toneladas de aparelhos fundamentais à saúde. Os respiradores, tão necessários hoje, compramos por US$ 12 mil cada, para pagar em cinco anos. Mas, atualmente, cada um custa cerca de US$ 50 mil. É o preço que outros gestores estão pagando”, afirma Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro.

O segundo voo, dos seis programados, tem previsão de chegar dia 13 à tarde no mesmo aeroporto trazendo outra remessa de ventiladores mecânicos, máscaras, monitores, entre outros materiais que serão utilizados no combate à doença. “Estamos vivenciando uma crise de saúde mundial sem precedentes e ficamos orgulhosos de poder contribuir ativamente com a Prefeitura do Rio de Janeiro no transporte de respiradores e insumos médicos da China para a cidade”, afirma Diogo Elias, diretor da Latam Cargo Brasil.

Além da parceria de logística com a prefeitura, a Latam está transportando profissionais de saúde – médicos, enfermeiros e demais especialistas envolvidos no combate à pandemia têm isenção total da tarifa aérea, pagando apenas a taxa de embarque. O objetivo da companhia é facilitar o acesso dos profissionais aos locais mais impactados por essa crise.

Dentro do Brasil, a Latam já realizou desde 15 de março mais de 130 voos, transportando em torno de 600 toneladas de materiais, como medicamentos, testes, álcool em gel, máscaras, luvas, termômetros, respiradores e doações de alimentos.

Veja também

Por