Em seis meses o caminhão Actros 2546 6×2 da Mercedes-Benz consumiu 60 mil litros de combustível e reduziu em 21% as emissões de CO2
A Mercedes-Benz, em parceria com o grupo Heineken e a Dinon Transportes, recebeu o reconhecimento do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) com a redução de emissões no transporte de cerveja.
Este case foi apresentado por Camilo Adas, gerente sênior de desenvolvimento de produto da Mercedes-Benz do Brasil, durante o 13º Fórum de Gestão e Conectividade de Frotas realizado em São Paulo.
Para a análise desta operação logística no transporte de cerveja, realizado durante seis meses, foram utilizados cavalos mecânicos Actros 2546 6×2 e semirreboque sider de três eixos distanciados, com 15 metros de comprimento.
Os veículos foram equipados com propulsão convencional e transmissão automatizada, com parâmetros de software customizados no módulo powertrain (motor e transmissão) e acessórios aerodinâmicos, além do sistema de gestão de frota FleetBoard da Mercedes-Benz e treinamento completo do motorista sobre Eco Driving e Road Safety.
“Ao longo de seis meses estes eículos consumiram 60 mil litros de combustível. Usando de maneira inteligente o caminhão na rota e o tipo de carregamento adequado, conseguimos melhorar em 21% a quantidade de emissão de CO2”, afirma Adas.
O gerente afirma que, com base nos índices apresentados no sistema de gestão de frota FleetBoard, há possibilidades de alcançar outras melhorias, como nota de condução e aumento do período de carregamento.
“Todos ganham com essa iniciativa: quem transporta, quem produz e distribui os produtos, quem fabrica os veículos e a população como um todo, devido aos impactos positivos da melhoria da qualidade do ar e da contribuição para a preservação ambiental”, comenta Adas. “Com esta tática, os parceiros reforçam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade socioambiental.
Com a confiabilidade de marcas reconhecidamente de sucesso no mercado brasileiro.”
A melhoria da qualidade do ar e a sustentabilidade ambiental são temas importantes no país, segundo o gerente da Mercedes-Benz. “O aquecimento global e as mudanças climáticas estão aí para nos alertar que é preciso fazer alguma coisa. Que é imperativo rever e aprimorar legislações, tomar medidas efetivas e promover a conscientização coletiva mundial, afinal todos podem participar deste esforço conjunto em prol do meio ambiente e da nossa saúde e segurança”, acrescenta Adas.
Segundo o gerente, o CO2 é um importante componente dos gases de efeito estufa (GEE). “Por isso, o foco desta parceria foi criar alternativas para reduzir a emissão de CO2 dentro de um processo de logística e distribuição que leve em conta a eficiência do transporte om responsabilidade ambiental, social e econômica.
Os desafios da sustentabilidade naturalmente focam também a rentabilidade operacional, garantindo assim o retorno do investimento, o êxito do negócio, a saúde das empresas e a geração de empregos e impostos para o país.”
PLVB
Sob a coordenação do laboratório de transporte de carga da Coppe (Instituto Alberto Luiz de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) é uma iniciativa estratégica de um grupo de empresas privadas que reflete o compromisso com a responsabilidade socioambiental.
O PLVB busca capturar, integrar, consolidar e aplicar conhecimentos com o objetivo de reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa, em particular o dióxido de carbono (CO2), dos poluentes atmosféricos e também melhorar a eficiência logística e do transporte de carga no Brasil.
O PVBL trabalha com o desenvolvimento de um programa nacional de sustentabilidade logística que dará autonomia e treinará embarcadores, operadores de transporte, prestadores de serviços logísticos e todos os agentes que apoiem ou atuem nestas atividades.
O case da Mercedes-Benz, com o grupo Heineken e a Dinon Transportes foi destaque no Guia de Excelência em Sustentabilidade – Boas Práticas para o Transporte de Cargas –, lançado na cidade de São Paulo no ano passado pelo PLVB.