Entre 2019 e 2020, Guarulhos recebe 180 ônibus novos, além da implantação de diversas ferramentas e plataformas digitais para dar mais segurança aos operadores e praticidade aos passageiros
A Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região (Guarupass) foi criada em 1994 para gerir o sistema de transporte coletivo de Guarulhos (SP). Em 2019, a cidade passou a contar com 100 novos ônibus, sendo 50 veículos da Empresa de Ônibus Vila Galvão e 50 coletivos da Viação Urbana Guarulhos. No início de 2020, serão entregues mais 80 novos ônibus para a Viação Campo dos Ouros.
Os ônibus que renovam a frota de Guarulhos têm carroceria Caio Apache Vip, chassi Mercedes-Benz com suspensão a ar, do modelo OF 1721. Os veículos receberam o projeto de comunicação visual, com design de pintura nas cores azul, verde e amarelo, que atuam, respectivamente, nas áreas 1, 2 e 3 da cidade. Os desenhos foram desenvolvidos pelo arquiteto e designer João de Deus Cardoso. O trabalho foi premiado pelo Concurso de Pintura de Frotas e Comunicação Visual promovido pela OTM Editora.
“A Guarupass, juntamente com as empresas concessionárias, ganhou o prêmio de pintura de frota no ano passado e com a chegada de mais 80 ônibus, a cidade aumenta não somente a quantidade de
ônibus, mas ganha uma frota mais atualizada e com tecnologias que suportam os aprimoramentos realizados no sistema de transporte urbano e, também, respondem às necessidades dos usuários no dia a dia.
Essa conquista reforça o comprometimento da entidade e das empresas concessionárias em trazer sempre o que há de melhor para a população”, afirma José Roberto Iasbek Felício, presidente da Guarupass.
A frota de Guarulhos é composta por 907 veículos, sendo 587 das empresas concessionárias e 320 das permissionárias. A Guarupass também investe em tecnologia e inovação. A recarga de bilhete único passou por um processo importante de digitalização com o aplicativo Guarupag. Além disso, os usuários podem contar com wi-fi nos cinco terminais e em parte da frota, postos de recarga, máquinas de autoatendimento e ampliação da família de cartões. “Atualmente, 120 ônibus das concessionárias permitem o acesso por wi-fi e, em 2020, mais 100 passarão a oferecer essa facilidade”, informa
Márcio Pacheco, diretor executivo da entidade.
A entidade trabalha também para ampliar a operação do sistema de biometria facial, já presente na frota das empresas concessionárias da cidade há três anos, com objetivo de reduzir fraudes e mau uso do cartão. Agora, as permissionárias também passarão a adotar a solução. “Os resultados são positivos, pois, com a gestão adequada sobre os dados, conseguimos diminuir sensivelmente esse tipo de ocorrência”, explica Pacheco.
O aplicativo Guarupag permite que os usuários façam a recarga pelo celular. O cidadão baixa o aplicativo pelo Google Play ou AppStore, faz o cadastro e define o valor da recarga, o que gera um boleto bancário. O crédito da recarga estará disponível para utilização até 72 horas do pagamento. Já o app Cittapag, da Citta-Mob, aceita cartões de crédito e débito.
“O passageiro pode obter informações relevantes para sua viagem, como tempo de espera do ônibus, por exemplo, e também pode fazer a recarga de seus créditos.
Além do aplicativo, é possível carregar seu cartão nos postos de autoatendimento espalhados pela cidade. Temos ampliado constantemente a rede”, conta Pacheco.
Para 2020, a Guarupass prepara uma série de novidades. “Estamos com muitos projetos inovadores em estudo. Queremos implementar tecnologias relacionadas ao conceito de MaaS (Mobility as Service),
disponibilizando outras formas de mobilidade e micromobilidade. São tendências que não podemos deixar de considerar.
Também esperamos trazer inovações em meios de pagamento como o uso de cartões bancários sem contato (EMV) para o transporte público”, adianta Pacheco.
Em 2002, a Guarupass implementou o cartão eletrônico Guarupasse, sendo responsável pela criação e administração do Bilhete Único de Guarulhos, válido em todas as empresas de ônibus da região. A entidade administra mais cinco lojas nos terminais de ônibus da cidade, 26 máquinas de autoatendimento e mais de 100 postos de venda terceirizados, que recebem mais de 1,6 mil pessoas por dia.