São 319 unidades do modelo Torino destinados à Viação Pioneira, um dos principais operadores urbanos da capital federal
A Marcopolo fechou, em dezembro, a sua maior venda do ano de carrocerias de ônibus urbanos para o mercado brasileiro.
Foram 319 unidades para a Viação Pioneira, um dos principais operadores urbanos de Brasília.
Do total de veículos a serem entregues até o fi m de dezembro, 282 unidades são do modelo Torino MD, com chassi Mercedes-Benz OF-1721 Euro 5 de 12.240 mm de comprimento e capacidade para 72 passageiros (36 em pé e 36 sentados em poltronas City estofadas e com apoio de cabeça).
Os ônibus possuem elevador para acessibilidade, preparação para DVD e três monitores de 15,6 polegadas, campainha sem fio, sistema de gravação de imagens com quatro câmeras, parede separação total, cortinas e itinerários eletrônicos com mostrador de velocidade.
Os demais 37 ônibus são do modelo Torino MT low entry, com chassi Mercedes-Benz O500 U 1826 Euro 6 de 13.000 mm de comprimento e capacidade para 81 passageiros (44 em pé e 37 sentados em poltronas City estofadas e com apoio de cabeça). Todos os ônibus são equipados com sistema de ar-condicionado, sensor de estacionamento, preparação para DVD e quatro monitores de 23 polegadas, sistema com gravador de imagens com quatro câmeras, campainha sem fio, parede separação total, cortinas, itinerários eletrônicos com mostrador de velocidade.
“Esta aquisição é muito importante e reforça nossa presença no segmento de urbanos, com destaque para a liderança do Torino como o modelo mais tradicional e mais vendido. São veículos com diferentes configurações, com motor traseiro low entry e dianteiro, que vão contribuir para elevar o padrão do sistema de transporte urbano”, afirma Rodrigo Pikussa, diretor do negócio ônibus da Marcopolo.
MÉXICO – Ainda no mercado de urbanos a Marcopolo México, em parceria com a Volvo Buses, deu início ao fornecimento de 111 ônibus urbanos, após vencer a licitação da Rede de Transporte de Passageiros (RTP), da Cidade do México. A entrega do lote completo será concluída no fim de dezembro.
Segundo Paulo Andrade, diretor-geral da Marcopolo México, essa operação é importante porque marca o retorno da Marcopolo México, após uma década de ausência, no fornecimento para o transporte público da CDMX, que é uma referência nacional e internacional.
“O processo de licitação se desenvolveu por vários meses, demandou grande envolvimento das equipes da Marcopolo e da Volvo e representa um passo importante das autoridades da Cidade do México em direção à mobilidade sustentável. A sinergia que temos com a Volvo tem sido muito boa e profissional, por isso estamos muito felizes com esta conquista”, diz Andrade.
Os veículos, todos do modelo Torino e com motorização Euro 6, têm três diferentes configurações e estão sendo produzidos na fábrica da empresa em Monterrey, na Província de Nuevo León. São 75 unidades com chassi Volvo B8R de piso alto, com 10.800 mm de comprimento, 2.525 mm de largura e 3.148 mm de altura, sendo 59 veículos com entrada normal e 16 ônibus com rampa para acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e outros 36 veículos de piso baixo, com chassi Volvo B8RLE e 11 metros de comprimento, 2.525 mm de largura e 3.260 mm de altura. Os modelos têm capacidade para transportar respectivamente 83 e 89 passageiros.
Os ônibus Torino convencionais são equipados com janelas com vidros filtroasol colados, sinalização de rota, câmeras de vigilância, duas telas de monitoramento e sistema pré-pago. Os Torino LE contam ainda com equipamento de radiocomunicação, sistema GPS e de monitoramento, sinal de parada de descida luminosa e auditiva, kit de primeiros socorros, espaço para cadeira de rodas com cinto de três pontos e botão de parada solicitada, isolamento térmico e sistema de som.