Volkswagen cria consórcio para produzir veículos elétricos

O e-Consórcio terá a participação de oito fornecedores que montarão caminhões e ônibus no mesmo conceito de Consórcio Modular A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou a criação do e-Consórcio na sua fábrica de Resende (RJ) para produzir veículos elétricos no Brasil. A decisão foi oficializada por Roberto Cortes, presidente e CEO na empresa, durante […]

O e-Consórcio terá a participação de oito fornecedores que montarão caminhões e ônibus no mesmo conceito de Consórcio Modular

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou a criação do e-Consórcio na sua fábrica de Resende (RJ) para produzir veículos elétricos no Brasil. A decisão foi oficializada por Roberto Cortes, presidente e CEO na empresa, durante o Innovation Day do grupo Traton, realizado na Suécia.

“Não há dúvida de que estamos novamente entrando para a história com este anúncio. A VWCO foi a primeira a apresentar e testar, em condições reais de operação, um caminhão elétrico no Brasil. E agora, anuncia mundialmente a criação do e-Consórcio, somando forças com empresas que são referência para odesenvolvimento da mobilidade elétrica”, afirma Cortes.

O e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, no qual os fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, garantindo aumento da produtividade e dos níveis de qualidade, além de redução dos custos.

Para dar início à nova operação a Volkswagen Caminhões e Ônibus está finalizando as negociações com oito fornecedores para anunciar o desenvolvimento do ecossistema para a mobilidade elétrica. O e-Consórcio inclui desde o desenvolvimento local de componentes específicos para o veículo elétrico até a infraestrutura necessária para a sua produção, abrangendo todo o ciclo de vida útil dos veículos e o descarte de componentes, como a bateria após o uso.

Entre os parceiros e fornecedores do e-Consórcio estão a Siemens, para fornecimento de infraestrutura, carregadores e energia para clientes; a Catl e Moura, para fornecimento, gerenciamento, distribuição e manutenção de baterias; e a Bosch, WEG e Semcon, para desenvolvimento e fornecimento de componentes.

Segundo a VWCO, é a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada. Com isso, o e-Consórcio vai facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

“O grupo Traton foi criado há pouco mais de quatro anos para transformar a indústria de transporte mundial. Desde a criação da VWCO em 1981, nós temos revolucionado o mercado de caminhões e ônibus e, com este objetivo, estamos investindo R$ 1,5 bilhão até 2021. Desta vez, nosso time construiu de forma pioneira configurações de tecnologia e de modelo de negócios que vão facilitar a introdução desses veículos elétricos no cenário de transporte mundial”, diz Cortes.

No ano passado, a cervejaria Ambev assinou a intenção de compra para ter, até 2023, mais de um terço da frota de distribuição de seus parceiros composta por caminhões elétricos Volkswagen.

A iniciativa envolve 1.600 veículos movidos a energia limpa e é o maior projeto desse tipo já anunciado no mundo.

“Estamos prontos para todas as soluções. Nosso objetivo é, acima de tudo, apoiar a missão da Traton de se tornar a campeã global da indústria de transporte”, diz o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Veja também

Por