Moura investe no mercado de baterias de lítio

Em parceria com a Eletra e a Xalt Energy, a empresa participa da produção do primeiro ônibus elétrico totalmente fabricado no Brasil, além de um novo modelo elétrico-híbrido A união entre Grupo Moura, Eletra e Xalt Energy, companhia americana especializada em soluções de armazenamento de energia para veículos pesados de grande porte, foi oficializada em […]

Em parceria com a Eletra e a Xalt Energy, a empresa participa da produção do primeiro ônibus elétrico totalmente fabricado no Brasil, além de um novo modelo elétrico-híbrido

A união entre Grupo Moura, Eletra e Xalt Energy, companhia americana especializada em soluções de armazenamento de energia para veículos pesados de grande porte, foi oficializada em fevereiro e prevê a apresentação dos novos modelos ao mercado até meados de 2019. Com as demandas ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos, os ônibus com tecnologia elétrica representam uma alternativa tecnológica para o transporte urbano e podem circular em diferentes configurações.

No veículo elétrico puro, a energia para o sistema elétrico é proveniente de um conjunto de baterias de lítio, interligadas em série e em paralelo. Já no modelo elétrico-híbrido, a energia vem também dessas baterias e do grupo motor-gerador, que, somados ou individualmente, alimentam o sistema de tração. Nos dois modelos, apenas o motor elétrico traciona o veículo.

O elétrico-híbrido pode operar no modo elétrico puro (grupo motor-gerador desligado) por até 30 quilômetros. Por isso o modelo é chamado de híbrido-dual, tecnologia exclusiva da Eletra. O modelo elétrico puro apresenta autonomia de aproximadamente 200 quilômetros.

Na versão híbrida, o consumo de combustível também é menor, com redução de 28%. Com o elétrico puro ou trólebus, além da emissão zero, o consumo de energia é 38% menor pela eficiência da frenagem regenerativa. O sistema é conhecido como Kers, sigla em inglês que identifica o sistema de recuperação de energia cinética.

Quando o freio é acionado, o motor elétrico atua como um gerador. A energia que seria desperdiçada nas frenagens é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.

A parceria entre as três empresas marca o início das operações do grupo Moura no mercado de baterias de lítio e seu pioneirismo no nascente mercado de eletrificação veicular do Brasil. Por meio do intercâmbio tecnológico com os americanos, que já vem sendo desenvolvido há cerca de um ano, a Moura está usando sua expertise de mais de seis décadas para realizar a adaptação dos produtos fabricados pela Xalt para o mercado sul-americano e no futuro viabilizar a produção nacional, assim que a demanda interna justificar os investimentos.

“Em nosso centro de engenharia, e juntamente com nosso parceiro tecnológico nacional, o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (Itemm), seremos responsáveis por avaliar o desempenho das baterias de acordo com nossas condições climáticas e a demanda por energia segundo o perfil de mobilidade das grandes cidades brasileiras, além de disponibilizarmos nossa rede de distribuição, nosso know-how em logística reversa, assistência técnica, serviço de pós-venda e conexões com fornecedores de toda a cadeia produtiva de acumulação de energia no Brasil”, explica o diretor-geral da divisão de lítio e diretor de logística e suprimentos do Grupo Moura, Fernando Castelão.

TECNOLOGIA – As baterias de lítio que equiparão os dois protótipos da Eletra foram desenvolvidas especificamente para veículos pesados de grande porte como ônibus e caminhões, assim como navios e locomotivas ferroviárias. Os equipamentos apresentam alta densidade energética e um sistema de gerenciamento e controle eletrônico, o Battery Management System (BMS).

Por meio do BMS, é feita toda a gestão das baterias: desde o estado de carga e determinação da  autonomia elétrica do veículo até o suporte para o sistema de resfriamento das baterias, promovendo segurança na operação, em caso de indício de aquecimento. “As baterias são superavançadas tecnologicamente e certificadas nos principais testes internacionais, garantindo alta confiabilidade e segurança, completa vedação a líquidos, inclusive se forem submersas, e resistentes a fogo externo”, informa Castelão.

A Moura ainda vem desenvolvendo soluções de baterias de lítio para outras aplicações, como  empilhadeiras e outros veículos industriais, telecomunicações e armazenamento de energia. “Nosso objetivo é fornecer aos nossos clientes todas as alternativas em acumulação de energia, independentemente da química ou tipo da bateria, mas com a mesma qualidade e nível de serviço com que a Moura sempre se norteou e que nossos consumidores já conhecem”, afirma  Castelão.

Os grandes diferenciais da tecnologia desenvolvida pela Eletra é a padronização do sistema de tração elétrica dos modelos híbridos e elétricos puros e a flexibilidade para somar, isolar ou substituir fontes de energia distintas no mesmo ônibus, permitindo que um único ônibus elétrico possa operar e se ajustar às condições disponíveis de matriz energética.

A Xalt Energy é especializada em baterias de íons de lítio para projetos de larga escala, os quais  requisitam elevadas e rígidas demandas de armazenamento de energia e potência. Atua nos segmentos de transporte comercial de grande porte, ferroviário, construção naval e operações industriais, além do setor automotivo.

Sua unidade industrial de 42.735 metros quadrados, em Michigan, nos Estados Unidos, fabrica células de lítio, módulos e packs de baterias, assim como todos os controles e softwares usados para o gerenciamento dos sistemas de armazenamento de energia de íons de lítio. A companhia possui ainda um centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Pontiac, também no estado de Michigan.

No início de 2019, o grupo familiar alemão Freudenberg assumiu o controle acionário da Xalt.

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