Com o envio de mais de 20 mil veículos para a América Latina até agora, a Yutong Bus tornou-se a principal fornecedora chinesa de ônibus na região
A Zhengzhou Yutong Bus fechou um acordo para entregar 100 ônibus totalmente elétricos para o Chile. Os 100 ônibus elétricos puros serão usados pelas operadoras Buses Vule e STP Santiago no sistema de transporte público de Santiago. A entrega da Yutong acontece após o governo chileno lançar uma política de desenvolvimento urbano ambientalmente correta, parte da qual inclui um programa para substituir os ônibus urbanos atuais por veículos de energia alternativa até 2050. A mesma quantidade de ônibus foi encomendada à fabricante BYD, também chinesa, para o transporte urbano de Santiago.
O E12 Electrical Bus, o modelo que a Yutong vai entregar para o Chile, está
equipado com 324 kWh de capacidade energética e tem baixo consumo de
energia. O modelo vem com um carregado DC de 150 kW, tornando a recarga dos veículos mais fácil e rápida. Demora apenas duas horas para carregar totalmente o ônibus elétrico. Sob a premissa de manter a operação contínua do veículo, os ônibus podem ser carregados a um preço menor à noite, reduzindo o custo da operação do cliente.
“Durante 13 anos estivemos fortalecendo nossa presença no Chile, com a
implementação do Modelo Yutong de produtos personalizados, acessórios,
financiamento e proteção abrangente para atender diferentes clientes em diferentes mercados”, declarou Chang Hao, vice-gerente geral de mercados estrangeiros da Yutong.
A Yutong foi classificada como a maior exportadora chinesa de ônibus na América Latina, com um total de 20.635 ônibus entregues até o momento, representando 54% de todas as exportações chinesas do setor.
Para atender os veículos que já estão em uso no Chile, a Yutong abriu sete estações de serviço em parceria para fornecer um serviço completo, bem como treinamento operacional. Os cursos sobre direção, manutenção, estrutura de veículo, cuidados de emergência e solução de problemas são fornecidos especialmente para o ônibus de energia nova.
Em 2017, a Yutong teve vendas totais de 67.568 ônibus de grande e médio
portes, incluindo 24.865 ônibus de energia nova. Tornou-se a líder mundial na fabricação de ônibus do gênero, entrando com sucesso nos mercados do Reino Unido, França, Chile, Bulgária, Islândia e Macau na China.
Sediada em Zhengzhou, a Yutong Bus conta com mais de 100 mil ônibus de energia nova vendidos até o momento.
Seus ônibus são exportados para mais de 30 países, com uma participação de mercado acima de 15% no mundo. Na China seu market share é de 30%.
MERCADO CHINÊS DE ELÉTRICOS
– Na China, as vendas de ônibus elétricos subiram de 69 mil unidades em 2015 para 132 mil em 2016. O ano de 2017 registrou um retrocesso significativo, após a redução dos subsídios do governo: as vendas alcançaram 90 mil ônibus elétricos completos e 16 mil ônibus híbridos plug-in (em comparação, em toda a Europa pouco mais de 1.000 ônibus elétricos foram encomendados no mesmo ano de 2017). Quanto a 2018, de acordo com dados da China Bus Statistics Information Union, no contexto da debilitação geral do mercado de ônibus chinês, que diminuiu 13,5% nos três primeiros trimestres de 2018, um total de 55.658 ônibus de energia nova foram vendidos no país, com um aumento anual de mais de 20%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Na China, os ônibus de energia alternativa incluem ônibus elétricos ou puros, ônibus híbridos plug-in e ônibus a célula de combustível. Devido à orientação política da China (a eletrificação pura dos sistemas de transporte público), os ônibus 100% elétricos ocupam mais de 80% da participação de mercado (em 2017, esse número era de 85%). Ainda considerando 2018, a participação conjunta de mercado dos dez principais fabricantes de ônibus é de 78%. A Yutong é a maior fabricante, com um volume de vendas de 12.240 unidades e uma participação de mercado de 22%. A BYD, que se concentra em ônibus de energia nova, ficou em segundo lugar com um volume de vendas de 7.848 veículos e market share de 14,1%, seguida por Yinlong (7,4%), ZhongTong (5,9%) e CRRC (5,9%).