Os veículos, nas versões CityClass, WayClass, SoulClass e SeniorClass, estão equipados com dispositivo de poltrona móvel (DPM), que desloca a poltrona para fora do veículo, permitindo ao passageiro com necessidades especiais embarcar e desembarcar sentado no seu assento
A CNH Industrial concluiu a entrega dos 900 ônibus escolares da Iveco Bus ao governo de Minas Gerais com o fornecimento de 400 unidades do modelo Ônibus Rural Escolar (ORE 3) capaz de levar 59 alunos.
As outras 500 unidades do modelo ORE 1 com capacidade para 29 estudantes já foram entregues. Esses veículos, adquiridos por meio de licitação concluída entre o fim de 2017 e início de 2018 com recursos do governo mineiro, irão transportar alunos de escolas públicas em áreas rurais e urbanas, mantendo o bem-estar e a segurança dos estudantes.
As entregas definidas pelo governo de Minas Gerais ocorreram em três etapas.
Em 12 de junho foram 150 veículos para Patos de Minas, na região do Triângulo Mineiro, em 19 de junho outras 138 unidades para Porteirinha e o restante em 3 de julho para Sete Lagoas.
A novidade nesse fornecimento é que todos os micro-ônibus, nas versões CityClass, WayClass, SoulClass e SeniorClass, estão equipados com dispositivo de poltrona móvel (DPM), equipamento que facilita o acesso dos passageiros com mobilidade reduzida.
Essa solução foi lançada globalmente pela CNH Industrial e a Iveco Bus em 2016, no Brasil, para oferecer a todos os passageiros as mesmas condições de conforto e segurança. O diferencial desse sistema de acessibilidade é o deslocamento da poltrona para fora do veículo, permitindo ao passageiro com necessidades especiais embarcar e desembarcar sentado no seu assento.
Segundo Humberto Spinetti, diretor da Iveco Bus para a América Latina, o SoulClass é o primeiro micro-ônibus inclusivo do Brasil.
A CNH Industrial informa que a negociação com o governo de Minas Gerais é uma das maiores vendas de veículos equipados com dispositivo de poltrona móvel feita pela Iveco Bus. “O objetivo dessa aquisição é proporcionar o transporte de qualidade na rede de ensino do estado”, afirma Renato Perrotta, gerente de vendas ao governo da Iveco.
Na lista de ônibus escolares da Iveco Bus, os modelos ORE 1 CityClass com carroceria da Neobus, o WayClass da Mascarello e o SoulClass da Caio foram produzidos sobre o chassi 70C17, com motor FPT F1C Euro V common rail de 3.0 litros, o mais potente da categoria, com 170 cv e tecnologia EGR para fi ltrar a emissão de gases. A versão ORE 3 SeniorClass, com carroceria Marcopolo, foi montada sobre o chassi 150S21, com motor FPT N45 150 kW de 206 cv de potência.
Segundo Spinetti, esses veículos se destacam pelo conforto, acessibilidade e inclusão para os ocupantes. “O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução obtida por meio do inovador dispositivo de poltrona móvel”, explica o diretor da Iveco Bus para a América Latina.
Spinetti afirma que os ônibus escolares da Iveco Bus contribuem para que os estudantes possam se deslocar com conforto e sem constrangimento. “Isso possibilita maior capacidade de transporte para as prefeituras, com o menor custo por aluno. Temos a tecnologia e, principalmente, o desejo de colaborar para um transporte mais justo.”