Wabco mostra sistemas de assistência ao condutor, desenvolvidos para proporcionar mais eficiência e conectividade às frotas comerciais
A Wabco apresenta soluções que dão suporte a sistemas inteligentes de caminhões, ônibus e semirreboques. O ESCsmart (Electronic Stability Control) é um controle de estabilidade da indústria automotiva para ABS que serve para ônibus e caminhões A obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade (ESC) foi aprovada pelo Contran, no ano passado. A resolução 641 estabelece como brigatória a instalação do sistema em ônibus das categorias M2 e M3 (não é obrigatório para ônibus urbano, exceto se for escolar), caminhões das categorias N2 e N3 e reboques e semirreboques das categorias O3 e O4. A efetiva produção de veículos com o controle de estabilidade começa em 2022, sendo que a partir de 2024, todos os veículos novos (saídos de fábrica, nacionais e importados) deverão contar com a solução, enquanto que os implementos rodoviários (semirreboques) deverão ter o controle de rolagem ou capotamento.
A funcionalidade ESCsmart tem base nas plataformas do sistema de freio ABS e do freio EBS. É uma ferramenta de segurança ativa que monitora a estabilidade rotatória e direcional dos veículos, podendo intervir automaticamente, independentemente do motorista, quando um alto risco de instabilidade é detectado, contribuindo assim para reduzir a probabilidade de acidentes, particularmente aqueles que envolvem capotamento, tombamento, derrapagem ou efeito canivete. As características do sistema ESCsmart incluem controle de estabilidade direcional do veículo em superfícies de baixo e de alto atrito.
As configurações permitem movimentos mais ágeis ao veículo, em manobra de esterçar, ganhando produtividade durante a operação. “Os veículos comerciais passam por uma revolução tecnológica que vai proporcionar conectividade e segurança. A empresa está orgulhosa de lançar o ESCsmart e desempenhar um papel fundamental para ajudar a apoiar as iniciativas para redução de acidentes rodoviários”, diz Reynaldo Contreira, presidente da Wabco América do Sul. Segundo Contreira, o ESCsmart é a primeira e mais eficiente tecnologia da indústria de veículos comerciais para homologar o controle de estabilidade, economizando tempo e esforço para os fabricantes de veículos. A tecnologia é certificada pelo TÜV Nord Germany, um credenciado serviço técnico alemão, e aprovada para uso em 27 países da União Europeia e outros 20 países em todo o mundo.
A Wabco desenvolveu o controle eletrônico de estabilidade para veículos comerciais em 2001, vendendo mais de um milhão de sistemas em todo o mundo. Em veículos pesados, o controle de estabilidade cumpre uma tarefa mais complexa do que em um carro de passeio. A execução do trabalho requer um controle de engenharia eletrônica, além de sensores de alto desempenho. O caminhão pode contar ainda com a função de controle de estabilidade anticapotamento (Roll Stability Control). No semirreboque, também será obrigatório o sistema de controle de estabilidade antitombamento (Rollover Stability System), uma funcionalidade incluída no sistema de freio eletrônico EBS da marca Para evitar a derrapagem do veículo dentro dos limites físicos e auxiliar na prevenção do tombamento, o sistema avalia os dados como velocidade da roda, informações de carga e, por meio de sensor integrado, dados de aceleração transversal. Ao analisar essas informações de forma rápida e eficaz, a unidade de controle eletrônico do veículo detecta as probabilidades de tombamento e automaticamente aplica os freios. Juntamente com ABS, obrigatório desde 2014, o controle de estabilidade deixa carretas e caminhões mais seguros.
Além do ESCSmart, sistema de controle eletrônico de estabilidade com reprogramação independente em unidade de controle eletrônico (Electronic Control Unit) para ônibus e caminhões, a empresa tem em seu portfólio o SmartTrac ESC, um sistema que intervém automaticamente nos freios quando há um alto risco de capotamento ou de instabilidade direcional que poderia levar à perda de controle do veículo. A empresa colocou no mercado a marca SmartTrac, uma família que reúne ABS, controle automático de tração (Automatic Traction Control), controle eletrônico de estabilidade e sistema de controle de estabilidade anticapotamento.
O SmartTrac tem funções que auxiliam o trabalho do motorista ao volante, aumentando a segurança do veículo, da carga e até de pedestres e outros veículos, por ajudar a evitar derrapagens e saltos, e habilitar a redução da distância de parada na maioria das condições da superfície da pista. Estas funções também tornam o veículo mais eficiente porque contribuem para prolongar a vida útil do pneu e ajudam a evitar o tempo para manutenção, reduzindo os custos para o proprietário. São tecnologias que abrem as portas para uma série de funções de segurança ativa para mitigação de colisão. On City é uma solução de frenagem que, por meio de sensores laterais, acusa a presença de pessoas e bicicletas, evitando atropelamentos.
O controle de estabilidade é o caminho para tornar o semirreboque inteligente. O Trailer EBS-E (Electronic Braking System for Trailers) é uma plataforma central para controle de frenagem, estabilidade e tração, antitombamento, que permite o manejo de 40 funções do programa semirreboque inteligente destinadas a segurança veicular, eficiência energética, eficácia e conforto do motorista, além de conectividade. Para a segurança avançada do semirreboque, a Wabco dispõe do TailGuard que realiza o monitoramento constante quando o movimento é de marcha à ré e também aciona os freios autonomamente em caso de necessidade, em conformidade com a distância mínima definida.
MENOS ACIDENTES
De acordo com Contreira, a combinação da obrigatoriedade e da crescente aceitação no mercado de tecnologias para a segurança e a eficiência veicular acelera a importância e eleva o reconhecimento que os avançados sistemas podem proporcionar para tornar os veículos mais inteligentes e as estradas mais seguras. “O controle de estabilidade tem uma história de sucesso impressionante na Europa e é reconhecido como um contribuinte significativo para a redução de 11% em acidentes fatais envolvendo caminhões desde 2014”, diz. “É importante destacar que não são produtos caros e que trazem um retorno muito positivo com a redução dos acidentes”, completa.
Segundo a Federal Motor CarrierSafety Administration, órgão regulamentador do departamento de transporte nos Estados Unidos, tombamentos são a quarta causa mais frequente de acidentes fatais envolvendo caminhões. Tombamento também está entre os principais motivos de morte nos acidentes em estradas brasileiras. ”Com a introdução destes sistemas ativos contra o travamento de rodas e a inclinação do veículo que impactam fortemente na melhoria da segurança veicular, o Brasil dá um importante passo para a segurança no trânsito”, afirma Contreira. No mercado americano desde 2003, frotas de veículos comerciais equipados com SmartTrac relatam uma redução de até 60% em tombamento e acidentes de perda de controle.
Na Europa, a evolução das tecnologias levou a uma significativa redução donúmero de acidentes desde a década de 1990, segundo o European Road Safety Observatory, órgão da Comissão Europeia para a segurança nas estradas. A União Europeia traçou o objetivo de reduzir em 50% o total de fatalidades até 2020. As principais causas de acidentes na Europa são: saída de pista (35%), colisão traseira (25%), capotamento (15%) e colisão frontal (10%). No Brasil, um levantamento da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) mostra trajetória de queda no total de acidentes com caminhões e ônibus. As principais causas de acidentes nas estradas brasileiras são: colisões com outros veículos 40%, tombamento ou saída de pista 22%, colisão frontal ou atropelamento 31% e outras naturezas 8%.
A Wabco também disponibiliza sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-LockBraking Systems), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension) e automatização da caixa de câmbio (Automated Manual Transmission).
On Guard Max é um sistema de frenagem autônoma com radar conectado ao ABS. A empresa é parceira das principais montadoras em diversas partes do mundo: o grupo de produtos ESC e EBS totalizou 11% das vendas da marca em 2015. Controles eletrônicos de tração e de estabilidade são exigidos desde novembro de 2014 em novos caminhões na Alemanha. Nos Estados Unidos, o controle de estabilidade tornou-se obrigatório no primeiro semestre de 2015. O sistema é obrigatório na Austrália, Canadá, países da União Europeia, Israel, Japão, Nova Zelândia, Rússia, Coreia do Sul e Turquia. A Argentina ensaiou a obrigatoriedade para 2018 e postergou para 2022.