Alcoa Rodas: mais leveza e força

Marca cresce na América do Sul e traz ao mercado inovações tecnológicas que prometem maior resistência e redução de gastos com manutenção e combustíveis.   Arconic, empresa global de materiais leves e detentora da marca Alcoa Rodas, traz uma série de novidades voltadas para o transporte rodoviário de cargas da América do Sul, uma região […]

Marca cresce na América do Sul e traz ao mercado inovações tecnológicas que prometem maior resistência e redução de gastos com manutenção e combustíveis.

 

Arconic, empresa global de materiais leves e detentora da marca Alcoa Rodas, traz uma série de novidades voltadas para o transporte rodoviário de cargas da América do Sul, uma região considerada importante na estratégia da companhia. “Temos investido bastante. Dobramos a estrutura comercial no mercado sul-americano. Em quatro anos, já dobramos de tamanho em países como Brasil, Argentina, Chile e Colômbia”, informa Merrick Murphy, presidente da Alcoa Rodas. Em 2017, a empresa cresceu 35% na região, no segmento de pesados (ônibus e caminhões). “Estamos otimistas quanto ao futuro, temos perspectiva de manter esse ritmo nos próximos cinco anos”, completa.

Segundo Rodrigo Leal, diretor regional da Alcoa Rodas, o mercado brasileiro é difícil. “E isso é uma boa notícia para nossa marca que está pronta para aproveitar as oportunidades oferecidas nesse cenário competitivo e exigente. Os clientes precisam de rodas mais leves e fortes, principalmente em determinados segmentos que estão em crescimento, apesar da crise, como transporte de toras, sucroalcoleiro, de grãos e de combustíveis (tanques). Por isso, enxergamos de forma positiva o futuro”, acredita.

A Alcoa destaca três produtos particularmente inovadores que devem chegar ao mercado sul-americano nos próximos anos. De acordo com a empresa, a roda “mais leve do mundo” para caminhões pesados é Ultra One, com apenas 18 quilos, que pode ser cerca de 50% mais leve que uma roda de aço e cinco vezes mais resistente, devido à liga MagnaForce, especialmente desenvolvida pelo centro de tecnologia da Arconic Wheels nos Estados Unidos. “Estamos trabalhando para adaptar o projeto para o Brasil e a Europa. Nos EUA, a roda atingiu 25% de Market share na categoria, desde seu lançamento, há cerca de um ano”, diz Murphy.

A roda levou dois anos para ser desenvolvida. Por ser um produto premium, considerado de alta qualidade, a Ultra One tem custo 5% a 10% maior que o seu similar no mercado. “A durabilidade é a mesma das outras rodas da marca, mas a liga é 17% mais forte que a atual (6061). O sucesso do produto mostra que o investimento levemente superior compensa”, acredita Murphy. Ainda não há previsão de quando a Ultra One irá chegar ao mercado brasileiro e sul-americano.

Outra novidade é a inédita roda forjada de alumínio de 17,5”, utilizada em caminhões leves, veículos urbanos de carga (VUC) e micro-ônibus. Com apenas 13,7 quilos, a roda possibilita uma maior eficiência no consumo de combustível, bem como o aumento da vida útil dos pneus devido à sua maior capacidade de dissipação do calor gerado pelo frequente acionamento do sistema de freios nos trechos urbanos. “Atualmente, existe a roda fundida em alumínio, mas esse modelo é forjado no metal, tornando-o mais resistente. No primeiro trimestre de 2018, o produto deve chegar ao mercado”, conta Murphy.

 

ESTILO

A Alcoa Rodas apresenta para o mercado brasileiro, a Black Dura-Bright Concept Wheel, com um novo visual preto e elegante, adicionado à proteção de seu tratamento de superfície patenteado. O produto-conceito foi mostrado em setembro nos Estados Unidos e, em novembro, no Brasil. A roda está em fase de validação do mercado. “Não há necessidade de polimento, basta lavar com água e sabão. O tratamento químico especial reduz os custos com manutenção. As rodas pretas são tendência no mercado de automóveis esportivos, principalmente de luxo, e acreditamos que isso pode se repetir no segmento de caminhões”, diz Murphy.

De acordo com a companhia, todos os produtos da marca disponíveis no mercado oferecem uma série de benefícios e diferenciais tecnológicos aos seus usuários, como menor custo de manutenção, redução do consumo de combustível e redução do desgaste dos pneus. Além disso, a substituição de rodas de aço por rodas forjadas de alumínio Alcoa, em uma composição com nove eixos, gera uma redução de peso de até uma tonelada. “Os lançamentos estão alinhados com os produtos já existentes e presentam inovações importantes”, enfatiza Murphy.

 

Veja também