Ford prevê aumento de 45% na produção de caminhões em 2018

Além de suprir a demanda do mercado interno, a empresa trabalha com perspectiva de expandir as vendas ao mercado externo, onde tem como principais clientes o Chile, a Argentina e a Colômbia. A melhora do mercado brasileiro levou a Ford Caminhões a revisar o seu planejamento para 2018. Com base nos indicadores de retomada da […]

Além de suprir a demanda do mercado interno, a empresa trabalha com perspectiva de expandir as vendas ao mercado externo, onde tem como principais clientes o Chile, a Argentina e a Colômbia.

A melhora do mercado brasileiro levou a Ford Caminhões a revisar o seu planejamento para 2018. Com base nos indicadores de retomada da indústria, a empresa projeta aumentar em mais de 45% a produção de caminhões no primeiro trimestre do próximo ano na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em comparação aos três últimos meses deste ano.

O volume maior de produção programado pela empresa está em sintonia com o crescimento do mercado de caminhões esperado para o próximo ano.

“Desde outubro a indústria voltou ao patamar de vendas de 5.000 caminhões por mês e deve fechar o último trimestre com um crescimento de 35%, comparado ao mesmo período do ano passado”, calcula Carlos Gasquez, gerente nacional de vendas da Ford Caminhões. “Por isso, a expectativa é de fechar 2017 no mesmo nível do ano passado e voltar a crescer em 2018, o que nos levou a redimensionar o programa de produção.”

Outro parâmetro considerado pela empresa ao decidir aumentar a produção foi a disposição mostrada pelos clientes durante a Fenatran, com o fechamento de vários negócios e as consultas para compras futuras visando à renovação e ampliação de frotas. Durante a feira, a Ford negociou 800 caminhões.

O desenvolvimento dos mercados de exportação, que hoje respondem por 35% do volume de produção da montadora, também contribuiu para essa expectativa. Os principais clientes no mercado externo da Ford Caminhões são o Chile, Argentina e Colômbia.

A empresa informa que diferentemente de outras marcas, possui uma característica operacional que facilita a aceleração da curva de produção. A fábrica não precisará trabalhar aos sábados nem recorrer a horas extras dos empregados para cumprir o programa. É que desde o ano passado a unidade passou a operar dentro de um novo modelo de trabalho, chamado de Projeto Fusão, em que os times de produção atuam de forma compartilhada nas linhas de carros e de caminhões, em dias alternados, gerando mais flexibilidade de programação para suprir à demanda.

DESEMPENHO

No mercado brasileiro a Ford Caminhões ocupa o terceiro lugar no ranking de vendas, com 7.070 veículos emplacados no acumulado de janeiro a novembro, atrás da MAN Latin America, segunda colocada, que vendeu 12.220 unidades, e a Mercedes-Benz, que ocupa o primeiro lugar, com 13.104 veículos emplacados, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Entre as categorias de caminhões o melhor desempenho da Ford foi registrado no segmento de médios no qual a fabricante teve um aumento de 11,8% nas vendas em novembro com 171 veículos vendidos e de 11% nos onze meses do ano com a comercialização de 1.458 veículos.

No segmento de semipesados a montadora registrou aumento de 35% nas vendas em novembro e em 2,2% no acumulado de janeiro a novembro, com 1.919 veículos no país.

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