O novo programa de consultoria de consumo de combustível integra um pacote de serviços conectados oferecido pela montadora a clientes de ônibus urbanos e rodoviários, e é desenvolvido em conjunto com a rede de concessionárias da marca. O programa tem como foco a redução dos gastos com combustível e é mais um braço da oferta de serviços conectados da Volvo Bus. O trabalho está dentro da proposta da marca de oferecer soluções de transporte completas aos seus clientes.
“Oferecer serviços que agreguem valor à operação dos clientes faz parte de uma estratégia global da Volvo Bus. Há mais de cinco anos, iniciamos essa jornada de oferecer serviços conectados aos nossos clientes para ajudá-los a aumentar a eficiência e rentabilidade da operação“, afirma André Trombini, diretor de estratégia de novos negócios da Volvo Bus Latin America.
“Este tipo de atendimento personalizado é uma tendência de mercado, por ser uma demanda cada vez mais frequente dos nossos clientes. Além disso, nos permite conhecer de perto a operação dos veículos e, a partir disso, melhorar nossos serviços e veículos, destaca Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus Volvo do Brasil.
A consultoria é realizada por um técnico especialista da concessionária com suporte da fábrica. O trabalho consiste em coletar dados da operação, avaliar e acompanhar esses dados para tranformá-los em informação. Com base nessas informações é definido e entregue ao cliente um plano com sugestões de ações para redução do consumo de combustível.
PROJETO PILOTO – O projeto piloto do programa começou no ano passado, com a Visate, operadora de transporte urbano de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, que tem uma história de 31 anos e emprega 1.331 funcionários. Sua frota totaliza 342 ônibus que rodam em 77 linhas e transportam cerca de 90 mil passageiros por dia, em média.
A equipe da Volvo e da concessionária Dipesul definiu, em conjunto com o cliente, uma meta de redução de consumo. A partir desta meta. Com base no dados conectados do veículo, foi desenvolvida uma metodologia para analisar e identificar pontos de melhoria e desenvolvido um plano de ação para garantir maior eficiência de consumo.
O projeto piloto do programa de consultoria de consumo de combustível desenvolvido resultou em 7% de economia de combustível para a empresa. Considerando o custo total de operação a economia chegou a 9%.
“Essa tecnologia, serviço disponibilizado pela Volvo, nos ajuda a ter mais eficiência na administração do negócio e também a melhorar a qualidade do transporte coletivo e a qualidade de vida das pessoas, afirma Fernando Ribeiro, diretor superintendente da Visate.
O resultado é fruto de um trabalho que transformou os dados conectados de oito ônibus que participaram do projeto piloto em um plano de ação para melhorar a eficiência da operação com os veículos. Com essas informações em mãos, foi implementado ações de melhorias customizadas para cada veículo, de acordo com o perfil de condução os motoristas e da rota percorrida pelos ônibus.
O trabalho, além dos 7% de economia de consumo de combustível, reduziu o custo por quilômetro rodado do ônibus em itens como peças, desgaste de pneus, consumo de diesel e lubrificantes em 9%.
Os resultados foram alçados a partir de um aprimoramento do estilo de condução dos motoristas, que reduziu 59% a ocorrência de eventos como aceleração desnecessária, curvas e frenagens bruscas, veículo parado com motor ligado, tempo de sobregiro e excesso de velocidade.
“O treinamento dos motoristas focado no estilo de condução de cada um deles, para uma direção mais econômica tem um efeito direto no tempo de vida útil das peças e pneus”, explica Anderson Fabiano de Castilhos, gerente operacional da Visate.
Inicialmente, o programa está sendo lançado em três grupos concessionários da marca: Dipesul, Auto Sueco São Paulo e Rivesa, e é voltado para clientes de médio e grande porte. A partir do ano que vem, o projeto será estendido para toda a rede de concessionários.
Para a Volvo, veículos conectados são uma realidade no transporte de cargas e passageiros há dez anos. Ao todo, a marca possui mais de 660 mil veículos conectados ao redor do mundo, considerando caminhões, ônibus e equipamentos de construção.
O pacote de serviços conectados, ofertados pela montadora, abrange o sistema de gerenciamento de frotas, Fleet Management e o sistema de gerenciamento de tráfego ITS4Mobility. Os dois podem ser usados de forma integrada ou separadamente.
Leia mais na revista na revista Technibus nº131 no Acervo Digital OTM