Os ônibus elétricos nas cidades, GNV para serviços interurbanos e diesel em longa distância. Este é o resultado do Prêmio de Ônibus Sustentável 2018 entregue durante a Busworld Europe (Kortrijk), em outubro.
O prêmio, criado e promovido pela revista especializada italiana Autobus, é o primeiro e único prêmio europeu de sustentabilidade no segmento de ônibus. O júri internacional é composto pela revista Autobus, pela revista francesa Mobilités Magazine, pela empresa editorial alemã NTT e pela revista austríaca 1BUS.
O prêmio destina-se a exercer o papel de promover uma nova cultura de mobilidade, não apenas em estimular o uso de tecnologias mais avançadas em termos de impacto ambiental mas também levando em conta a segurança dos veículos, isto é, a capacidade de o veículo reduzir o risco para os passageiros, pedestres e o motorista. A sustentabilidade significa também estabelecer uma imagem positiva do veículo para o olhar do público em geral. Deste modo, vários aspectos pode ser levados em conta, como ruído, reciclabilidade de componentes e o compromisso ambiental geral do fabricante.
OS VENCEDORES – Prêmio ônibus Sustentável Urbano: VDL Citea Sifa-181 Elétrico – A futura mobilidade urbana será eletrificada. É uma opinião compartilhada da Europa e da UITP. A VDL é a primeira fabricante com um trem de força elétrico modular para todos os modelos. A linha VDL Citea Elétrico abrange modelos urbanos de 9 metros a 18,75 metros. Os ônibus de 18 metros são propulsionados por motor elétrico Siemens capaz de geral 210 kW para um torque máximo de 3.800 Nm. Graças a uma carroceria mais leve agora no mercado, o VDL Citea Sifa-181 Elétrico pode transportar até 145 passageiros, um total muito perto do de um ônibus a diesel semelhante. O Citea Elétrico pode atender a todas as necessidades operacionais e infraestruturais devido à oferta de sistemas de carga tanto pantográfico como plug-in.
Prêmio Ônibus Sustentável Interurbano: Iveco Crossway Le Natural Power – É a primeira vez que um fabricante propõe um modelo interurbano piso baixo com motor a gás. A Iveco aceita o desafio com um produto inovador. Quatro tanque de gás (com mais de 1.200 litros de capacidade) são posicionados na parte dianteira do teto de modo a não afetar a altura máxima do ônibus, que permanece a mesma das versões a diesel. A Iveco optou pelo novo motor Cursor 9 GNV (360 cv e 1.650 Nm) e transmissão automática para satisfazer diferentes necessidades. Graças aos tanques de grande capacidade, o Crossway Le Natural Power promete uma autonomia de mais de 600 km, a mesma de um ônibus a diesel semelhante, mas com bem menos emissões de poluentes. Em 2017 a CNH Industrial, controladora da Iveco foi Líder do Setor nos Indices Mundial e Europeu Dow Jones de Sustentabilidade por sete anos consecutivos.
Prêmio Ônibus Rodoviário Sustentável: Setra ComfortClass S 516 Hd/2 – O modelo rodoviário de 13 metros e dois eixos representa um novo padrão para serviços de turismo. Setra, com seu ComfortClass S 516 propõe ao mercado um rodoviário com elevadas características técnicas. O motor OM 470 Euro 6c aliado à transmissão Mercedes (6 ou 8 marchas) cria um equilíbrio entre conforto e baixo consumo. Este último resultado depende também dos sistemas PPC (Predictive Powertrain Control) e EDF (Eco Drive Feedback). Com relação à segurança, O Setra conta com FCG (Front Collision Guard) e ABA33 (Active Brake Assist 3).