A Ambev, uma das maiores produtoras de bebidas do mundo, comprou um lote grande de 417 caminhões Volkswagen. Com esta aquisição, a empresa conclui neste ano a sua maior negociação com a fabricante de veículos pesados.
Para a renovação da frota, a empresa escolheu os modelos Delivery 13.160, Worker 17.190 e Worker 23.230 que serão utilizados na distribuição de cervejas. Os caminhões já começaram a ser entregues para as transportadoras e estarão em operação até o fim do ano, período em que se intensificam as entregas de bebidas, em razão das festas de fim de ano e das férias de verão.
Guilherme Gaia, diretor de Procurement da Ambev, afirma que a parceria com a VW Caminhões/MAN, além de ajudar a garantir a qualidade do serviço e da entrega dos produtos a clientes e consumidores, também reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade. “A cervejaria, que já conta com uma das mais modernas frotas terceirizadas em circulação do país, tem entre as suas metas públicas de meio ambiente a redução de 15% das emissões de carbono das operações de logística até o fim de 2017”, diz Gaia.
A parceria de cerca de 20 anos colaborou com a montadora para desenvolver veículos vocacionais para a distribuição de bebidas. “Esse fato nos motiva e nos desafia a buscar a excelência e estar sempre à frente”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Além da linha de caminhões para a distribuição de bebidas, a montadora também oferece contratos de manutenção sob medida para as empresas que atuam neste segmento, com o objetivo de proporcionar o melhor Custo Total de Operação (TCO). O Delivery 13.160 tem o maior Peso Bruto Total (PBT) entre os modelos da família Delivery, com 13.200 quilos. É um veículo leve com capacidade de carga de veículo média. Com versão 6×2 de fábrica e transmissão de seis velocidades, oferece flexibilidade para diversas aplicações, além de atender à legislação dos veículos urbanos de carga (VUC).
Representantes da linha Worker, o 17.190 e o 23.230 são ideais para entregas e serviços em áreas urbanas, distribuição de bebidas e rodoviários de curtas e médias distâncias, com agilidade e facilidade de implementação de carroceria rebaixada. Equipados com o motor MAN D08 e tecnologia EGR, que dispensa o uso do Arla 32, oferecem excelente desempenho mesmo em baixas rotações e garantem benefícios como retomadas de velocidade, baixo consumo de combustível e menor emissão de poluentes, segundo a montadora. Agregam ainda inovações tecnológicas e de segurança, tornando a condução mais simples e confortável, melhorando a sua produtividade, com durabilidade e baixo custo operacional, que sempre estiveram presentes no conceito sob medida.
Leia mais na revista na revista Transporte Moderno nº483 no Acervo Digital OTM