A Neobus acredita na recuperação do mercado de ônibus nos próximos meses, principalmente em veículos urbanos. “O segmento de urbanos já registra um aquecimento tímido no primeiro semestre, mas temos boas expectativas para o restante do ano. Esperamos um crescimento de cerca de 20% no setor em 2017, em comparação ao ano anterior. E a Neobus pretende acompanhar esses índices”, declara Eurico Quintela, gerente nacional de vendas da companhia.
O otimismo da marca é justificado por uma série de fatores: renovação das frotas municipais com as novas administrações que assumiram neste ano, cobrança da população por melhores serviços, reajustes nas tarifas e um incremento no financiamento para o setor. O Refrota 17, um programa que conta com recursos do FGTS para financiar ônibus urbanos novos, iniciou a liberação de verbas, depois de vários meses de impasse. “Todos esses elementos devem favorecer a compra de veículos novos pelas empresas de transporte público. A liberação de crédito para o setor é fundamental”, diz Quintela.
Para 2018, o segmento de rodoviários também deve começar a reagir. “Acredito que o mercado de ônibus rodoviários também vai se recuperar, de forma gradual, principalmente devido às linhas intermunicipais”, afirma Quintela. A Neobus está buscando novos mercados e clientes, tanto no segmento de urbanos quanto de rodoviários. “Estamos investindo na divulgação de nossos produtos, nesse momento em que o mercado começa a reagir”, complementa.
DESTAQUES – Para a Transpúblico 2017, a Neobus destacou três modelos de seu portfólio. Uma das atrações do estande da marca no evento foi o Mega BRT de 22 metros, com capacidade para mais de 200 passageiros, sendo 44 sentados. “É um articulado que atende grandes centros urbanos”, informa Quintela. O rodoviário para curtas distâncias N10 340, com elevador de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, traz novidades tecnológicas, design e estilo diferenciados. “Um modelo perfeito para fretamento”, avalia.
O terceiro destaque é um urbano que serve a diversos tipos de operação. “É uma novidade apresentada na feira, cuja principal característica é a versatilidade. É um veículo que se adapta bem a cidades de qualquer tamanho e perfil. Um modelo que deve ser muito bem aceito pelo mercado”, explica Quintela. Para o executivo, a empresa imprime em todos os seus produtos as características da marca: tecnologia de última geração, robustez, design moderno. “Nossa linha é sempre atualizada com o que existe de mais moderno no mercado”, completa.