A espanhola Prosegur aplicou R$ 4,3 milhões no desenvolvimento de soluções para o transporte de mercadorias com alto valor agregado, como joias, relógios, papel moeda, artigo de luxo, barra de ouro, ingressos para eventos e cargas com alto índice de sinistralidade como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos e cigarros.
Parte deste valor foi utilizada para a compra de dois veículos. Um caminhão Mercedes-Benz 2644 Axor equipado com suspensão deslizante e homologado para rodotrem. Este veículo, que é indicado para o transporte de cigarro, eletroeletrônicos e celulares é composto por um cavalo mecânico – capaz de puxar 32 toneladas –, e um baú, sendo possível acoplar mais uma carreta em sua estrutura. Outro modelo é o caminhão Scania plataforma para o transporte de contêiner que já está em operação.
A empresa também aplicou o montante em novos equipamentos de segurança e no treinamento da sua equipe.
Segundo Alessandro Abrahão, diretor geral da Prosegur Cash, divisão responsável pelos serviços de logística de valores e gestão de numerário, ao contratar qualquer um dos serviços da Prosegur, além do caminhão, que possui a tecnologia necessária para um transporte seguro (tecnologia híbrida de rastreamento por GPRS e via satélite durante todo o trajeto, sistema de vídeo monitoramento, botão de pânico, fechadura randômica, sensores de portas e sirenes), o cliente passa a contar com uma solução completa de logística, que vai desde a equipe de segurança até o monitoramento e o seguro da carga. “O transporte de cargas especiais é uma operação muito importante e crítica para as empresas, que normalmente contratam diferentes fornecedores para a realização do transporte. Nossa solução é completa. Com isso, o cliente contrata um único fornecedor, tornando os processos mais ágeis e seguros”, explica o diretor geral da Prosegur.
Segundo Abrahão, as soluções desenvolvidas pela Prosegur para ampliar a segurança no transporte de cargas especiais têm se mostrado muito eficientes. “Desde 2011 já foram realizadas 6.777 operações com o sistema da Prosegur em todo o país, com sinistralidade zero em mais de R$ 10 bilhões em cargas transportadas”, explica.
A Prosegur possui uma frota de 27 caminhões dedicados a esse tipo de transporte – todos blindados e com tecnologia de segurança embarcada –, atuando em operações para mais de 40 clientes. Com os investimentos, o número de caminhões deve saltar para 35 até o final do ano.
Abrahão explica que, para garantir ainda mais segurança no transporte das mercadorias com alto valor agregado, todos os veículos da Prosegur estão conectados a uma série de sensores, podendo ser verificados em tempo real pela Central de Monitoramento de Cargas Valiosas (CMCV), que também recebem alertas durante todo o trajeto. Além disso, a central acompanha o plano de rota durante toda a realização do transporte, desde o ponto de partida até a chegada da carga ao destino.