Cittati amplia presença no Rio de Janeiro

O projeto CittaRio é uma iniciativa da Cittati Tecnologia para ampliar sua atuação no mercado fluminense. A empresa já conta com importantes contratos na região. “O CittaRio nasceu de uma vontade de participar deste importante mercado de transporte de forma mais próxima, trazendo toda expertise de nove anos de mercado. Estabelece assim mais uma base […]

O projeto CittaRio é uma iniciativa da Cittati Tecnologia para ampliar sua atuação no mercado fluminense. A empresa já conta com importantes contratos na região. “O CittaRio nasceu de uma vontade de participar deste importante mercado de transporte de forma mais próxima, trazendo toda expertise de nove anos de mercado. Estabelece assim mais uma base de negócios na cidade do Rio de Janeiro. Esta proximidade se traduz em ganhos junto aos nossos antigos clientes, com agilidade e periodicidade de nossas visitas à operação como um todo”, explica Patrícia Araújo, gerente comercial da Cittati.

A empresa quer oferecer um trabalho diferenciado aos clientes, não apenas voltada para soluções tecnológicas. “Queremos levar uma visão diferente da operação, buscando melhorar os resultados de forma global. Para isso, focamos em três pilares: tecnologia, qualificação de pessoal e eficiência de processos. O trabalho, em conjunto com o operador, traz incremento na qualidade dos serviços prestados, além de mais pontualidade e melhor distribuição da frota”, explica Paulo Fraga, diretor comercial e de operações da companhia. Fraga destaca que muitas empresas já utilizam tecnologias como o GPS, mas nem sempre conseguem atingir seus objetivos, porque se concentram apenas na tecnologia, sem ter uma visão mais ampla dos processos. “A tecnologia isolada não resolve os desafios das empresas. É preciso trabalhar com os outros dois pilares para conseguir os melhores resultados”, acredita.

Um dos destaques da Cittati no Rio de Janeiro é a parceria com a cidade de Volta Redonda, por meio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Barra Mansa e Volta Redonda (Sindpass). Com o aplicativo CiittaMobi, os passageiros podem acompanhar por celular ou tablet informações sobre o transporte coletivo do município, como horários de chegada e partida, trajetos e pontos mais próximos. O aplicativo deve beneficiar aproximadamente 80 mil passageiros, segundo dados da prefeitura.

O projeto abrange uma frota de 306 ônibus, sendo 205 da Sul Fluminense, 77 da Elite, 17 da Viação Pinheiral e sete da Cidade do Aço. A Cittati já atua em Volta Redonda há quatro anos. “As empresas que prestam serviço urbano usam a nossa ferramenta para contribuir na garantia das informações geradas no aplicativo, como a Viação Elite. No mês de fevereiro, foram mais de 106,9 mil downloads do aplicativo na cidade”, afirma Patrícia Araújo.

A Auto Ônibus Fagundes de São Gonçalo, pertencente ao grupo Rio Ita, também está utilizando as soluções da Cittati desde janeiro. Atualmente, 420 ônibus e 40% das linhas são monitorados, para que a empresa tenha acesso às informações sobre a operação em tempo real e possa aprimorar o planejamento das operações. Os resultados têm sido positivos em diversos aspectos, como o cumprimento dos horários, número de viagens e satisfação dos usuários.

Em termos de pontualidade, houve uma evolução significativa: em janeiro, 62,4% das partidas ocorriam no horário previsto; em abril, esse índice chegou a 75,5%. A Auto Ônibus Fagundes se prepara para a implementação do CittaMobi até julho deste ano. Por enquanto, a empresa tem realizado testes isolados, com os próprios funcionários, que têm avaliado positivamente a solução.

O aplicativo traz vantagens aos usuários. “Com o CittaMobi, os passageiros podem usufruir da tecnologia já existente nos centros de controle operacionais para programarem suas partidas até os pontos de paradas e para terem previsibilidade de chegada e ajustarem seus compromissos cotidianos”, diz Patrícia Araújo. A Cittati fechou recentemente contratos com a Viação 13 de Junho, do grupo Salvini, que atua em Além Paraíba, município de Minas Gerais.

Veja também

Por