Parceria entre Iveco Bus e Caio Induscar produz o micro-ônibus inclusivo

A Iveco Bus e a Caio Induscar apresentam ao mercado o SoulClass, primeiro micro-ônibus inclusivo do país. O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução obtida por meio do inovador Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), da marca Elevittá. O modelo possui características […]

A Iveco Bus e a Caio Induscar apresentam ao mercado o SoulClass, primeiro micro-ônibus inclusivo do país. O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução obtida por meio do inovador Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), da marca Elevittá.

O modelo possui características de carroceria e chassi inspiradas em automóveis. O projeto do SoulClass se  antecipa à portaria 269 do Inmetro, que entrará em vigor em julho, que exige dos novos ônibus do segmento rodoviário equipamentos para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, disponibilizados também para outras versões, como os escolares.

O micro-ônibus é baseado no chassi 70C17, com carroceria Caio F2200i. A versão executiva acomoda 24 passageiros, incluindo até dois cadeirantes, mais o condutor. “Isso é possível graças ao Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) da Elevittá, que posiciona a poltrona preferencial do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro com mobilidade reduzida embarcar e desembarcar com mais conforto e segurança”, afirma Gustavo Serizawa, Gerente de Marketing de Produto da Iveco Bus para a América Latina.

O SoulClass, nas versões executivo e escolar, proporciona máxima performance e maior economia com o motor FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv, o mais potente da categoria. “Outro destaque é a tecnologia FPT Industrial EGR, que faz com que o veículo não necessite do uso do Arla 32”, finaliza o executivo.

Componentes do SoulClass também foram pensados para aumentar a segurança, o conforto e a suavidade ao rodar durante a viagem. Para isso, o modelo conta com suspensão de feixes de molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, caracterizando maior absorção de impactos.

Já o design da carroceria foi concebido a partir de conceitos automotivos, com características como lanternas traseiras em led, capô com acionamento interno e grade frontal removível, facilitando o acesso ao motor e componentes posicionados na parte externa do veículo, e tampa traseira em alumínio, que proporciona maior leveza à carroceria. “A tradição da Caio Induscar em produzir carrocerias robustas e versáteis aliou-se neste produto a um design inovador com características singulares, que ressaltam nossa vocação em antecipar tendências”, ressalta Maurício Lourenço da Cunha, Diretor Industrial da Caio Induscar.

(Fonte: CNHPress – Página1 Comunicação. Disponível em <http://www.cnhpress.com/pagina/337/listagemrelease.aspx?marcas=mzmw&nome=iveco>. Acesso em: 20 de abr. 2017.)

 

Veja também

Por