Mats Gunnarsson é o novo presidente comercial da Scania para a região das Américas. Ele assume a função dia 1º de março no lugar de Martin Ståhlberg que, depois de ocupar o cargo por mais de cinco anos, assumiu a mesma função na Europa. O executivo será responsável pelas unidades de negócio da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e Estados Unidos, que juntos, somam mais de 600 pontos de serviços Scania. “Comandar a região das Américas será um grande e gratificante desafio. Aqui estão o maior mercado do mundo para a Scania, o Brasil, o principal de ônibus, o México, e um dos mais promissores a nível global, a Colômbia. Trabalharemos com foco em aumentar a rentabilidade de nossos clientes, melhorar o desempenho da rede de serviços na região, e posicionar a Scania como líder em soluções de transporte sustentável”, afirma Gunnarsson.
Com vasta experiência internacional no setor de transporte, Gunnarsson iniciou a carreira na Scania em 1992 na Suécia. No início dos anos 2000 foi diretor-geral da Scania em Luxemburgo e na Argentina. Entre 2003 e 2009 trabalhou no Grupo Volkswagen e no Banco de Investimento Europeu de Luxemburgo, até retornar para a Scania para ser vice-presidente sênior de vendas de veículos e suporte logístico na Suécia. Desde 2011, atuava como presidente da empresa na França, mercado que terminou 2016 como o terceiro maior do mundo em vendas de caminhões para a Scania.
Formado em engenharia mecânica pelo KTH Royal Institute of Technology da Suécia com mestrado em Economia pela Universidade de Estocolmo, Gunnarsson fala inglês, francês, espanhol e português.