Desenvolvimento de novos produtos e modernização de processos industriais e da rede de concessionários são os principais focos do investimento de R$ 1 bilhão que a Volvo fará até 2019 na América Latina. O Brasil deve ficar com pelo menos 90% deste total.
A previsão foi apresentada pelo presidente da montadora, Wilson Lirmann, ao fazer um balanço dos resultados da empresa e falar sobre as perspectivas para 2017: “Mantivemos em 2016 nossa posição de liderança em segmentos importantes, mesmo num ambiente econômico muito difícil e de forte retração. Continuamos nossa confiança no mercado e acreditamos em um crescimento de 10% nas vendas de caminhões para 2017”, afirmou o presidente.
A Volvo Bus Latin America também teve bons resultados. Ganhou participação de mercado no segmento de ônibus rodoviários e urbanos no Brasil, passando de 9,3% para 9,5% em market share, uma ligeira mas importante expansão num mercado instável. Mais da metade das vendas da empresa foi do ônibus urbano B310 R com motor dianteiro. Também apresentou uma boa performance no mercado externo. As exportações para os países hispânicos da América Latina, tradicionalmente muito importantes para a Volvo Bus, representaram mais da metade das vendas e contribuíram para sustentar os negócios como um todo. Ainda o transporte de passageiros, um dos destaques foi a utilização de ônibus elétricos híbridos em Curitiba, que apresentaram uma redução de 65% de consumo de combustível em relação aos ônibus a diesel, de acordo com a montadora. Outro grande destaque foi o lançamento em novembro do biarticulado Gran Artic 300, com capacidade para transporte 300 passageiros, o maior ônibus do mundo.
“Foi um ano difícil. Mas equilibramos nossos resultados na região, crescendo na América Latina e fazendo a lição de casa no Brasil”, declarou Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Braço financeiro do Grupo Volvo, a Volvo Financial Services Brasil bateu mais uma vez o recorde de vendas em consórcio, alcançando a casa de R$ 1,15 bilhão. O consórcio é um produto que vem ganhando importância, porque o transportador pode fazer a renovação de sua frota de forma planejada.
Leia mais na revista Technibus nº128 no Acervo Digital OTM