Iveco Bus entrega 628 ônibus para Minas Gerais

A Iveco Bus, divisão da CNH Industrial, entregou o lote de 628 ônibus escolar para o governo de Minas Gerais. Esta quantidade faz parte de um total de 1.600 veículos que a montadora disponibilizará para as cidades, após vencer em 2015 a licitação aberta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE) para o programa […]

A Iveco Bus, divisão da CNH Industrial, entregou o lote de 628 ônibus escolar para o governo de Minas Gerais. Esta quantidade faz parte de um total de 1.600 veículos que a montadora disponibilizará para as cidades, após vencer em 2015 a licitação aberta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE) para o programa Caminho da Escola.

Os veículos estão montados no chassi GranClass 150S21 e integram a categoria escolar rural médio (ORE2). Do total entregue, 400 unidades foram distribuídas pelo governo mineiro às prefeituras do interior do estado.

Os ônibus negociados com o governo de Minas Gerais se destacam pelo conforto e acessibilidade aos passageiros – dois dos pilares dos projetos da Iveco Bus. “O modelo negociado com Minas Gerais foi projetado para rodar em trecho urbano e rural mantendo o bem-estar e a segurança dos alunos a bordo, inclusive de passageiros com mobilidade reduzida”, explica Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina.

Desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), o GranClass está disponível em duas versões – uma com elevador e cadeira de rodas com capacidade para 42 alunos e outra capaz de levar 48 estudantes eliminando o espaço para cadeirante. O preço médio do veículo na venda para o governo é de R$ 239 mil na versão com elevador, sem os 20% de impostos que são cobrados no varejo.

Neste ônibus escolar a Iveco elevou e reforçou a suspensão, instalou dispositivo de bloqueio de diferencial para facilitar o trajeto em terrenos escorregadios sem atolar e equipou com pneus de uso misto.

O veículo é o único da categoria com dispositivo de bloqueio de diferencial automático, facilitando a transposição de atoleiros sem a intervenção do motorista. O 150S21, na versão ORE 2, tem capacidade máxima para 48 alunos e itens que colocam esse produto à frente de seus concorrentes: elevadores para acessibilidade, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo antiesmagamento e saída de emergência, porta- mochila no teto e redes nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.

Leia  mais  na revista Technibus nº128 no  Acervo Digital OTM

Veja também

Por