O primeiro caminhão Mercedes-Benz de câmbio automático e blindado já está pronto para entrar em operação. Foi adquirido pela empresa de segurança Comando G8, no final do ano passado, por meio de negociação realizada pela Comercial de Nigris, concessionária Mercedes-Benz, e a implementadora MIB Blindados, de Itaquaquecetuba (SP). “Com este veículo, a empresa terá mais eficiência e segurança nas suas operações de transportes de cargas valiosas. Já temos clientes para atender com o novo caminhão e nossa previsão é de incorporar mais cinco veículos desse tipo à frota”, afirma Anderson Albuquerque, presidente da Comando G8. Com investimento de R$ 600 mil – R$ 285 mil na compra do caminhão e R$ 315 mil na blindagem – a Comando G8 escolheu para receber a proteção de blindagem o Atego 3030 de câmbio automático e com motor BlueTec5, que reduz o índice de emissão de poluentes e proporciona uma economia de até 6% no combustível. “A Comando G8 buscava um veículo que pudesse oferecer um serviço de transporte de cargas valiosas seguro e mais econômico para os clientes. Foi então que oferecemos o Atego 3030, um 8×2 robusto e com excelente capacidade de carga”, conta Vladimir Leoratti, engenheiro de marketing de produto da Mercedes-Benz do Brasil.
Além da plataforma de carga, que pode receber diversos tipos de implementos, desde baú, sider, tanques e até silo, o Atego 3030, segundo Leoratti, é um caminhão versátil, corresponde bem na estrada e na cidade, graças ao sincronismo entre o primeiro eixo direcional e o segundo eixo dianteiro, que proporciona melhor dirigibilidade e manobrabilidade e ainda aumenta a vida útil dos pneus.
Outro ponto positivo é que tanto o segundo eixo direcional quanto o segundo eixo duplo podem ser suspensos quando o caminhão está vazio. “Este caminhão possui diversas características favoráveis para o desenvolvimento do projeto e para a operação, como o posicionamento dos acessórios do chassi (tanque de combustível etc.), o câmbio automatizado e a capacidade útil de carga de 15 toneladas”, destaca Gilmar Fagundes, diretor industrial da MIB Blindagens.
Fagundes explica que o Atego 3030 foi adaptado para receber até quatro tripulantes na cabine, que leva uma blindagem de nível III, o suficiente para proteger contra armas de grosso calibre como o fuzil AR 15 e só pode ser feita com autorização especial do Exército. No baú, a proteção é III-A, para suportar tiros de pistolas como as Magnum 44 e as submetralhadoras de 9 mm. Neste projeto até o tanque de combustível é protegido com a blindagem. “Um dos diferenciais é o tipo do aço utilizado que é de alta resistência e quase tão duro quanto o vidro”, destaca o diretor da MIB Blindagens.
Leia mais na revista Transporte Moderno nº480 no Acervo Digital OTM