A JBS Transportadora, unidade de negócios que presta serviços de transporte para a companhia de alimentos JBS e para empresas parceiras, implantou um programa de gestão de pneus desenvolvido pela empresa Budini incorporated, chamado “Gerenciamento de Pneus – TOP 10”, que monitora o pneumático desde o momento da aquisição até o seu sucateamento e apresenta relatórios sobre o desempenho de cada unidade.
O sistema de monitoramento de pneus controla a profundidade do sulco e a qualidade, além dos quilômetros rodados e desgaste dos mesmos, por meio de profundímetros acoplados a tablets configurados com o software chamado Pocket Suite. Esse aplicativo inspeciona cada pneu e se comunica através do dispositivo que está sendo utilizado, via Bluetooth, com as ferramentas eletrônicas de coleta. Essas ferramentas são chamadas de Air Audit 2 (inspeção e correção de pressão de ar dos pneus da frota) e Probe (inspeção de pressão de ar e profundidade de sulco). Os dados de pressão, profundidade de sulco e informações dos pneus também são coletados no aplicativo Pocket Suite, o que possibilita eliminar formulários e, consequentemente, evitar possíveis erros.
Segundo Ricardo Gelain, diretor da JBS Transportadora, isso permite, remotamente, a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais e um ciclo otimizado do equipamento para dimensionar, em tempo real, o uso do “par perfeito” de pneus nos veículos. Com essa medida, além de minimizar os impactos ambientais, a empresa estima reduzir de 15% a 20% os custos logísticos com a manutenção da frota.
Leia mais na revista Transporte Moderno nº480 no Acervo Digital OTM