Após cerca de dois anos de prospecção do mercado brasileiro, a GeoPost, uma das maiores empresas de distribuição de encomendas da Europa, controlada pelo grupo La Poste (companhia postal francesa) adquiriu 60% da brasileira JadLog, especializada em logística e transporte de cargas expressas fracionadas.
Este foi o primeiro investimento da empresa na América do Sul. “Percebemos as particularidades do mercado, vimos muitas empresas e a JadLog foi a nossa opção”, conta Olivier Establet, CEO da filial da GeoPost em Portugal e novo presidente do Conselho de Administração da JadLog. Em sua avaliação, pesaram na escolha o fato da JadLog trabalhar com os dois modelos: B2B (transações entre empresas) e B2C (transações entre empresa e consumidor).
O foco da nova controladora será em crescer no B2C, desenvolver o e-commerce, inovar em tecnologia, elevar o nível do serviço que a JadLog presta ao mercado e investir em soluções de automação, como na triagem das encomendas, por exemplo. “Temos respeito pelo passado da JadLog”, diz Establet, destacando que é de se admirar como a empresa tem conseguido manter crescimento anual de dois dígitos em sua participação de mercado, ou seja, acima da média de mercado, mesmo numa situação de crise. Ele acrescenta que a JadLog tem uma alta taxa de fidelização dos clientes – sua carteira hoje possui mais de 30 mil clientes – e sua malha com mais de 500 franqueados lhe garante capilaridade e qualidade nos serviços.
Além disso, a empresa quer implantar no Brasil um modelo que já usa na Europa com o credenciamento de pontos comer- ciais para a retirada de encomendas em localizações próximas ao endereço do consumidor final, chamados de pick-ups, um serviço opcional para o cliente de peque- nas encomendas e cargas expressas.
A meta é instalar mais de 8 mil pontos pick-ups no país, nos próximos meses. Na Europa, a empresa já conta com 28 mil pontos. Segundo o executivo, 95% da população atendida pela GeoPost encontra-se a menos de 15 metros de uma loja pick-up.
A GeoPost tem também um serviço chamado de Predict, que consiste num contato antecipado da empresa com o consumidor final para confirmar a entrega, ou reagendá-la para outro dia ou para um novo endereço, estratégia que eleva o índice de êxito logo na primeira tentativa de entrega.
A parceria com a GeoPost aumenta- rá nossa capacidade de investimento, ao mesmo tempo em que nos beneficiaremos da expertise e do modelo de gestão do grupo europeu”, destaca José Afonso Davo, CEO da JadLog. Ele aposta em um crescimento significativo no número de encomendas e entregas já no primeiro semestre deste ano. No ano passado, a JadLog aumentou o número de clientes com forte impulso no setor de e- commerce, onde atende empresas como Netshoes, Walmart, Saraiva, Ri Toys, Wine e Mercado Livre.
CRESCIMENTO – Com sua rede de aproximadamente 508 franquias, a JadLog faturou R$ 406 milhões em 2016 e transportou mais de 7 milhões de encomendas. A empresa registrou um crescimento médio de 12% ao ano nos últimos três anos e, recentemente, inaugurou um novo centro de distribuição de 40.000 m² na altura do km 18 da rodo – via Anhanguera, em São Paulo.
Olivier Establet estima que em três ou quatro anos, com base nos projetos desenhados, a empresa alcançará um faturamento de R$ 1 bilhão no país. O objetivo é crescer de 20% a 25% ao ano. “O Brasil é um grande desafio”, alerta o executivo.
A JadLog tem atualmente cerca de 2.500 funcionários e trabalha com uma frota de mais de 250 caminhões médios e pesados e cerca de 2 mil carros. É uma transportadora com experiência também em carga aérea expressa, que utiliza frequentemente os porões de aeronaves para movimentar essas encomendas.
Com a negociação, a JadLog, que completou onze anos de atividade, passou a fazer parte do DPDgroup, uma rede com atividade em mais de 40 países. A GeoPost opera através da marca internacional DPD, Chronopost e SEUR, que conta com 60.000 colaboradores, uma rede de 26.000 pontos de recepção, entregas de 3,6 milhões de encomendas diariamente em 230 países, através das marcas DPD, Chronopost e SEUR, e às quais agora se integra a JadLog.
O grupo tem baseado sua expansão no crescimento orgânico e em aquisições no exterior. Segundo Establet, está em estudo a aquisição de novas empresas no exterior, mas ele não revelou quais são os mercados mais promissores nesse sentido. Na Europa, cerca de 50% do faturamento da empresa vem do e-commerce. Na JadLog, o e-commerce responde por 20% da receita. As regiões sul e sudeste do país concentram de 65% a 70% das operações da JadLog.
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