São Paulo investe na expansão da rede sobre trilhos

O governo do estado de São Paulo tem programado o investimento de R$ 34,6 milhões para a expansão da rede de transporte sobre trilhos. Segundo Clodoaldo Pelissioni, secretário dos transportes metropolitanos do estado de São Paulo, a região metropolitana de São Paulo conta atualmente com 340 quilômetros de vias sobre trilhos (incluindo as linhas do […]

O governo do estado de São Paulo tem programado o investimento de R$ 34,6 milhões para a expansão da rede de transporte sobre trilhos. Segundo Clodoaldo Pelissioni, secretário dos transportes metropolitanos do estado de São Paulo, a região metropolitana de São Paulo conta atualmente com 340 quilômetros de vias sobre trilhos (incluindo as linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM) transportando 7,5 milhões de passageiros por dia. “A essa rede serão adicionadas 64 novas estações e, com essas obras, traremos até 2021 mais 2,4 milhões de passageiros por dia e teremos mais um município atendido que é Guarulhos”, destacou Pelissioni durante o balanço anual realizado pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) em São Paulo.

“Estamos realizando oito grandes obras metroferroviárias (cinco linhas novas e três expansões), com 81 quilômetros de extensão”, informou Pelissioni.

Na rede do  metrô,  o  primeiro  projeto a ser concluído são as obras da linha 4-Amarela (trecho Butantã-Vila Sônia  de 3,9 quilômetros). São quatro estações (Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia) de um total de 11 estações ao longo de quase 13 quilômetros entre a Luz e a Vila Sônia – sete já estão em operação – mais um túnel da Vila Sônia com 1,5 quilômetro.

“Tivemos um problema grande em 2015 e foi necessário rescindir o contrato com a empresa responsável pelas obras por não cumprir o contrato. Conseguimos contratar um novo consórcio em julho de 2016 e já temos 500 pessoas trabalhando nas quatro estações e a previsão é de entregar as estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire em 2017, a São Paulo-Morumbi em 2018 e a estação Vila Sônia com o pátio e o novo terminal de ônibus em 2019”, disse Pelissioni.

Segundo o secretário de transportes, as obras de prolongamento da linha 5-Lilás, entre a estação Adolfo Pinheiro e a Chácara Klabin (da linha 2-Verde), com 10,9 quilômetros de extensão, já estão com todo o túnel concluído. “São dez estações concomitantes e pretendemos entregar nove estações em 2017 e uma em 2018. Temos quase seis mil pessoas trabalhando no local e as obras estão aceleradas”, disse Pelissioni. “Temos 25 trens já entregues e pretendemos, no começo de 2017, colocar trens novos nos trechos existentes.”

A linha 5-Lilás funciona atualmente com sete estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze e Adolfo Pinheiro – seis desde 2001 e uma que foi inaugurada na gestão passada.

Leia mais na revista Transporte Moderno nº480 no  Acervo Digital OTM

Veja também

Por