Baixo custo na coleta de lixo com caminhão elétrico da BYD

A BYD comercializou seu primeiro caminhão 100% elétrico no país, para a Corpus Saneamento e Obras, empresa responsável pela coleta de lixo no interior de São Paulo e no Espírito Santo e que também presta serviços de coleta para a iniciativa privada. A operação começou há cerca de dois meses e o veículo está circulando […]

A BYD comercializou seu primeiro caminhão 100% elétrico no país, para a Corpus Saneamento e Obras, empresa responsável pela coleta de lixo no interior de São Paulo e no Espírito Santo e que também presta serviços de coleta para a iniciativa privada. A operação começou há cerca de dois meses e o veículo está circulando em diversas áreas da cidade de Indaiatuba, no interior paulista, praticando um roteiro alternado, justamente para checar o desempenho do veículo em rotas variadas, com diferentes condições de operação.

Segundo Charles Alves Fioravante, gerente de suprimentos da Corpus Saneamento e Obras, o resultado tem sido positivo.  O caminhão tem   comprovado autonomia de mais de oito horas, coletando e compactando o lixo, sem necessidade de recarga. A capacidade do veículo elétrico, segundo ele, é a mesma dos caminhões a diesel, com a coleta diária de cerca de 32 toneladas de lixo (16 toneladas por turno).

A empresa implantou um eletroposto para recarregar o veículo dentro de sua garagem de Indaiatuba, onde funciona o centro operacional da empresa e onde se concentra a maioria dos serviços de manutenção para todo o Estado de São Paulo.

Este primeiro exemplar foi importado da China, fabricado pela BYD em Shenzhen, e trazido ao país, de navio, há cerca de seis meses. O sistema de compactação de lixo, porém, foi feito por um fabricante brasileiro, cujo nome a BYD não revelou. Segundo Carlos Augusto Serra Roma, diretor comercial e de infraestrutura da BYD, o plano da montadora é fabricar o caminhão elétrico em forma de CKD (Completely Knock-Down) em Campinas, na mesma fábrica onde já produz baterias e ônibus, a partir de 2018.

Leia  mais  na revista Transporte Moderno nº480 no  Acervo Digital OTM

 

Veja também

Por