Mais ônibus Mercedes-Benz na frota de São Luís

A Mercedes-Benz vendeu 148 ônibus para São Luís, capital do Maranhão, garantindo 80% de participação na licitação realizada no final de 2016 que envolveu a compra 176 veículos para a renovação e ampliação da frota da cidade. Do total adquirido pelas seis empresas transportadoras, 92 veículos são de chassis OF 1724, com suspensão pneumática e metálica, 34 […]

A Mercedes-Benz vendeu 148 ônibus para São Luís, capital do Maranhão, garantindo 80% de participação na licitação realizada no final de 2016 que envolveu a compra 176 veículos para a renovação e ampliação da frota da cidade.

Do total adquirido pelas seis empresas transportadoras, 92 veículos são de chassis OF 1724, com suspensão pneumática e metálica, 34 unidades do modelo OF 1721 com suspensão pneumática, 19 articulados O 500 MA e três chassis de micro-ônibus LO 916. Os veículos entraram em operação em janeiro deste ano.

“Essa venda expressiva é resultado de um forte trabalho de demonstração de ônibus em situação real do sistema de transporte e de treinamentos para os motoristas, tanto de condução econômica, quanto de operação dos ônibus articulados”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, a imagem de qualidade e a tradição dos nossos produtos no Maranhão e no Nordeste contribuíram para que esse pool de empresas decidisse renovar a frota com os veículos Mercedes-Benz.”

Com a venda de 148 chassis às empresas de São Luís, a Mercedes-Benz reafirma sua liderança de mercado na cidade, tendo alcançado em 2016 uma participação de 64%. No Nordeste do país, onde é líder nas vendas de ônibus, a montadora vem ampliando  sua  presença.  Em  2016,  foram emplacadas na região 1.018 veículos, levando a marca a alcançar uma participação de 51%, o que significa 3% a mais sobre  os  48%  obtidos  no  ano  anterior. Capitais como São Luís, Salvador (BA), Natal (RN), Recife (PE) e João Pessoa (PB) renovaram recentemente suas frotas de ônibus urbanos com forte participação de chassis Mercedes-Benz, o que confirma a liderança regional.

CENTER  BUS – Segundo a Mercedes- Benz, o aumento de market share no Nordeste atesta o êxito do trabalho intenso que a empresa desenvolve na região para maior aproximação com os clientes do segmento de ônibus. Isso inclui o atendimento especializado dos concessionários Center Bus, que oferecem uma estrutura voltada exclusivamente para ônibus, na qual os clientes encontram uma equipe de profissionais treinados para essa finalidade, com gerentes, vendedores e assessores ao frotista.

Por meio do Center Bus – são quatro unidades no Nordeste – é dado todo apoio ao cliente, desde o processo de vendas até o treinamento de seus motoristas e mecânicos, além da disponibilização de oficinas volantes, devidamente equipadas para atender às necessidades de assistência técnica dos frotistas onde eles precisarem.

O atendimento e a assistência especializada de toda a rede de concessionários ampliam ainda mais as vantagens oferecidas aos clientes. Por meio da rede, eles têm à disposição três  linhas  de  peças de reposição (Mercedes-Benz, Renov e Alliance), contratos de manutenção, assistência 24 horas e diversos outros produtos e serviços. Isso contribui para que as empresas obtenham a maior disponibilidade possível de seus veículos, trabalhando e gerando mais rentabilidade, segundo a montadora.

No Brasil, a Mercedes-Benz confirmou a posição de líder absoluta nas vendas de ônibus. “Em 2016, a nossa marca obteve 73% de participação no  segmento  urbano acima de oito toneladas, com 4.593 unidades emplacadas”, informa Barbosa. “Considerando o mercado total de ônibus acima de oito toneladas, a participação é superior  a  58%,  com  emplacamento  de 6.067 unidades no ano passado. Isso significa 5,9% a mais em relação aos 52,5% do mesmo período de 2015.”

Leia  mais  na revista Transporte Moderno nº480 no  Acervo Digital OTM

Veja também

Por