Caixa I-Shift da Volvo chega à sexta geração

A Volvo já está produzindo os caminhões da linha F (FH, FMX e FM), equipados com a sexta geração de sua caixa de câmbio eletrônica I-Shift, que promete trocas mais rápidas e eficientes, maior economia de combustível e mais rentabilidade na operação. A economia de combustível pode chegar até 3% em relação à versão anterior. A nova caixa […]

A Volvo já está produzindo os caminhões da linha F (FH, FMX e FM), equipados com a sexta geração de sua caixa de câmbio eletrônica I-Shift, que promete trocas mais rápidas e eficientes, maior economia de combustível e mais rentabilidade na operação. A economia de combustível pode chegar até 3% em relação à versão anterior. A nova caixa de transmissão foi lançada em outubro no Brasil e cerca de um mês antes na Suécia.

As principais diferenças entre  a  atual, que é a quarta geração – ao contrário da Europa, no Brasil a Volvo não adotou a quinta geração –, e a sexta geração da caixa de transmissão são os ajustes feitos internamente, que possibilitam trocas de marcha mais rápidas, e toda a eletrônica embarcada  com  sensoriamento  que  faz com que a caixa saiba se o veículo está carregado ou vazio, qual a  topografia  à sua frente, se o veículo está em uma rampa ou não, qual é a influência do pedal do acelerador, e faz tudo automaticamente, corrigindo a performance do motorista. Quanto mais treinado o motorista, mais ele pode tirar proveito da nova tecnologia que permite interatividade com o motor para proporcionar torque e potência corretos em cada situação.

Nova versão da caixa eletrônica I-Shift tem maior vida útil

A nova versão da caixa tem 12 marchas à frente e quatro a ré, com uma relação melhor com o motor para aproveitar a potência, principalmente nos momentos em que o veículo precisa manter a velocidade média para vencer trechos de estrada com subidas. A nova tecnologia propicia um desempenho otimizado nos caminhões com motores de 540 cv.

Foi ampliada a conexão entre a  caixa e os demais módulos que compõem a arquitetura eletrônica do caminhão para permitir as trocas mais rápidas de marchas, redução no consumo de diesel, melhor comportamento do acelerador, melhor performance em aclives e mais conforto para o motorista.

Leia  a matéria  completa  na revista Transporte Moderno nº479 no  Acervo Digital OTM

 

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