O primeiro caminhão pesado Mercedes-Benz totalmente elétrico

A  Daimler Trucks,  fabricante de caminhões Mercedes-Benz, apresentou em Stuttgart, na Alemanha, o Mercedes-Benz Urban eTruck: primeiro caminhão totalmente elétrico com PBT (peso bruto total) de até 26 toneladas. Isso significa que, no futuro, os veículos pesados participarão dos serviços de distribuição urbana com zero emissões e com nível de ruído tão reduzido que é quase […]

A  Daimler Trucks,  fabricante de caminhões Mercedes-Benz, apresentou em Stuttgart, na Alemanha, o Mercedes-Benz Urban eTruck: primeiro caminhão totalmente elétrico com PBT (peso bruto total) de até 26 toneladas. Isso significa que, no futuro, os veículos pesados participarão dos serviços de distribuição urbana com zero emissões e com nível de ruído tão reduzido que é quase imperceptível.

Para a Daimler Trucks, a chegada dessa tecnologia ao mercado é concebível já para o início da próxima década. No segmento de leves, a empresa já tem demonstrado a adequação para o dia a dia do caminhão totalmente elétrico  nos  testes  realizados por clientes com o Fuso Canter E-Cell desde 2014. Assim, o desenvolvimento de caminhões elétricos e a maturidade para a produção em série são pontos claros da estratégia da  Daimler Trucks para fundamentar sua liderança tecnológica, informa a montadora alemã. Para tanto, uma parte considerável de seus investimentos futuros em pesquisa e desenvolvimento estão sendo canalizados para a condução totalmente elétrica.

Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses, afirma: “Anteriormente, os sistemas elétricos de propulsão tinham uso extremamente limitado em caminhões. Os custos, desempenho e tempo de carga se desenvolveram tão rapidamente que agora há uma inversão da tendência no setor da distribuição: a época é propícia para o caminhão elétrico”,  afirma  Bernhard.  “Nos  caminhões leves para distribuição, nosso Fuso Canter E-Cell  já  tem  sido  testado  intensivamente junto aos clientes desde 2014. E com o Mercedes-Benz Urban eTruck, estamos focando no segmento de distribuição pesada de até 26 toneladas. Pretendemos estabelecer a condução elétrica tão sistematicamente quanto a autônoma e a conectada.”

Leia a matéria completa na revista Transporte Moderno nº478 no  Acervo Digital OTM

Veja também

Por