A Bridgestone começou a fabricar três novos modelos de pneus de sua linha Ecopia: dois para veículos comerciais (caminhões ônibus rodoviários), o M792 e o R268, e um para automóveis de passeio, o EP150. Os produtos recém-lançados seguem o apelo ecológico da linha Ecopia; têm tecnologia avançada e uma nova com- posição de materiais que minimizam a resistência ao rolamento, o que contribui para reduzir o consumo de combustível e diminuir a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
De acordo com Marcelo José Nunes da Cruz, gerente de planejamento de produto e marketing da divisão carga da Bridgestone, os dois novos pneus indicados para caminhões e ônibus rodoviários vão render maior eficiência e menor custo de operação para os frotistas. Apesar de 3% a 5% mais caros que o produto standard da marca e com a primeira vida cerca de 10% mais curta, a menor resistência ao rolamento gera economia de 2% no consumo de combustível da frota, o que, segundo ele, compensa e torna o produto atraente para os operadores. A comparação é feita em relação à linha anterior da Bridgestone.
“Conseguimos ter uma redução significativa do consumo de combustível sem reduzir muito a quilometragem final do pneu”, diz Nunes da Cruz. Ele admite que a economia de combustível melhorou em detrimento da quilometragem final, mas afirma que, em comparação a versões anteriores, essa diferença de durabilidade na primeira vida do pneu não chega a 10%.
Leia a matéria completa na revista Transporte Moderno nº478 no Acervo Digital OTM