Boas práticas da Viação Garcia

A Viação Garcia foi a vencedora do Prêmio Antp-Abrati 2016 – Boas práticas do Transporte Terrestre de Passageiros, concedido conjuntamente pela Associação Nacional de Transportes Públicos (Antp) e pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestres de Passageiros (Abrati). A ação da Viação Garcia que se destacou foi o projeto “Check-In Digital”, que consiste no […]

A Viação Garcia foi a vencedora do Prêmio Antp-Abrati 2016 – Boas práticas do Transporte Terrestre de Passageiros, concedido conjuntamente pela Associação Nacional de Transportes Públicos (Antp) e pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestres de Passageiros (Abrati). A ação da Viação Garcia que se destacou foi o projeto “Check-In Digital”, que consiste no embarque imediato do cliente que tenha adquirido a sua passagem pela internet, sem a necessidade de retirada antecipada do bilhete. A empresa recebeu o troféu, o selo de referência e o certificado correspondentes à conquista.

Criado em 2011 e realizado anualmente desde então, o Prêmio Antp-Abrati tem o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento aos esforços feitos pelas empresas para a promoção do transporte de passageiros rodoviários de média e longa distâncias. Este ano, o tema proposto foi Inovação e Tecnologia, com a intenção de que os concorrentes apresentassem uma ação realizada que tenha ocasionado mudança positiva de comportamento na empresa, seja ela voltada a funcionários ou clientes, ou mesmo relacionada ao aprimoramento de processos internos.

A avaliação das experiências inscritas foi feita por uma banca de juízes da qual participaram especialistas em transporte público e profissionais com experiência nas áreas de marketing e comunicação. A premiação foi feita durante solenidade no Encontro Anual da Abrati, evento realizado no dia 6 de dezembro, em Brasília (DF).

Nesta edição de 2016, foi qualificada como Referencial de Excelência a Viação Ouro e Prata, que apresentou o trabalho denominado “A experiência do cliente: a pesquisa de viagem como ferramenta de aperfeiçoamento e inovação. A Viação Ouro e Prata havia conquistado o Prêmio Antp-Abrati em 2013 e em 2014. Pelas normas da premiação, empresas que tenham sido vencedoras em mais de dois ciclos do Prêmio Antp-Abrati concorrem a esse título Referencial de Excelência.

Os juízes concederam menção honrosa a duas outras organizações: Expresso Gardênia, com o projeto intitulado “Circuito Gardênia – Circuito Cultural do Sul de Minas, e Expresso Princesa dos Campos, com a experiência denominada “Consumo Consciente”. 

“O prêmio Antp-Abrati é menos uma competição e mais um processo cujo principal objetivo tem sido apresentar inovações e resultados criativos, visando compartilhar boas práticas com todas as associadas”, disse, Alexandre Resende, coordenador da premiação da Antp.

Check-In Digital

O projeto “Check-In Digital”, da Viação Garcia aprimora um serviço de vendas que já oferece, além da compra online e pelo telefone, a escolha do assento com até 40 dias de antecedência em relação à data da viagem. Antes do projeto “Check-in Digital”, apesar de todo o processo de compra poder ser realizado online, o cliente ainda deveria retirar o bilhete no guichê do terminal rodoviário com 30 minutos de antecedência, ou buscá-lo em uma agência credenciada ou em totens de autoatendimento existentes nas cidades paranaenses de Londrina, Maringá e Curitiba.

Agora, ao adquirir a passagem pela internet, o cliente recebe por e-mail um número de voucher, que pode ser acessado pelo celular, tablet ou computador. Com esse número ou com um documento com foto, poderá apresentar-se na plataforma para embarque, sem passar pelo guichê ou imprimir previamente a passagem.

Para o lançamento, foram feitos ‘posts’ nas redes sociais (Facebook e Instagram) e houve a publicação de banner no site da Viação Garcia e o envio de e-mail marketing para 160 mil contatos, com a grande repercussão e comentários positivos. Houve também divulgação interna.

Durante dois meses, oCheck-In Digital” foi testado como projeto piloto nas cidades de Londrina e Maringá, no Paraná, e nas cidades paulistas de São Paulo e Campinas. As estratégias de marketing do lançamento cobriram todos os estados de atendimento: Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, agregando ainda mais valor à campanha de apresentação do novo serviço.

 

 

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