Fruto da iniciativa estratégica para o futuro “adVANce”, a Mercedes-Benz Vans alemã apresenta ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo comercial leve revolucionário para o espaço urbano. Como parte de um sistema completo na cadeia de fornecimento, ela agrupa uma grande variedade de tecnologias inovadoras para entrega de encomendas, definindo requisitos de performance e soluções para as futuras gerações desses veículos.
Com a adVANce, a Mercedes-Benz Vans está evoluindo em seu papel de apenas fabricante de vans para um fornecedor de soluções completas para o sistema. A Vision Van sustenta esta estratégia, constituindo uma prova concreta da capacidade de inovação da empresa. Como resultado, segundo a Mercedes-Benz, a Vision Van se destaca por um grau de interconectividade de informações e tecnologias sem precedentes. Trata-se da primeira van do mundo a apresentar um conceito abrangente para uma cadeia de processos totalmente interconectada por meio digital, desde o centro de distribuição até o destinatário.
A Vision Van dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, drones integrados para entrega autônoma pelo ar e um moderno comando por joystick. Graças a um potente propulsor elétrico de 75 kW com autonomia de até 270 km, a entrega de encomendas é feita sem emissão de poluentes. Além disso, como o propulsor elétrico funciona praticamente sem ruído, a Vision Van facilita as entregas mesmo à noite, até em áreas residenciais, na opção Entrega no Mesmo Dia.
“Com a Vision Van, estamos apresentando o veículo comercial leve totalmente interconectado, limpo e inteligente do futuro“, afirma Volker Mornhinweg, chefe da Mercedes-Benz Vans. “O veículo reúne muitas soluções concretas para o futuro das entregas urbanas, por exemplo, um compartimento de carga totalmente automático, drones de entrega que voam autonomamente e inovadores sistemas de comunicação. ”
Leia a matéria completa na revista Transporte Moderno nº479 no Acervo Digital OTM