A One Medicamentos, empresa especializada na logística farmacêutica, segue na contramão do mercado brasileiro e projeta dobrar o faturamento em 2017 para R$ 60 milhões. Para este ano, a estimativa é que o resultado alcance os R$ 30 milhões com o abastecimento de pequenas e médias farmácias, que representam 80% dos 72 mil estabelecimentos existentes no país.
A perspectiva de crescimento da One Medicamentos para o próximo ano, segundo Marcos Avelar, sócio proprietário da empresa, deve-se ao novo nicho que vem tendo destaque nas farmácias, como os itens de perfumaria, vitaminas e nutracêuticos, além da boa performance na distribuição de remédios.
Segundo Avelar, o setor farmacêutico é um dos poucos que não sentiram os efeitos da crise e teve um avanço de 10,6% nos quatro primeiros meses do ano, segundo dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma). Esse resultado representa as vendas de remédios, mas as farmácias comemoram também o aumento das vendas dos produtos não medicamentos – itens como sabonete, escova de dente, tinta de cabelos, barbeador, cujas vendas acumulam crescimento ainda maior. Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a venda de itens de perfumaria cresce mais do que a dos medicamentos, somando quase a metade do volume comercializado em remédios.
Para fazer essa engrenagem girar, o grande desafio, segundo Avelar, é manter abastecidas as 72 mil farmácias do país, das quais 80% são de pequeno porte. “Para reduzir custos operacionais e manter a qualidade de entrega, a logística farmacêutica está em evidência”, diz o sócio proprietário da One Medicamentos.
Leia a matéria completa na revista Transporte Moderno nº479 no Acervo Digital OTM