Accelo é atração da Daimler no IAA

Pela primeira vez, um caminhão totalmente concebido e desenvolvido no Brasil pela Mercedes-Benz é destaque no Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016, maior evento mundial do setor, que realizado em Hannover, na Alemanha. A tecnologia brasileira ganha evidência por meio da exposição do Accelo 815 junto a diversos caminhões produzidos pela Daimler Trucks […]

Pela primeira vez, um caminhão totalmente concebido e desenvolvido no Brasil pela Mercedes-Benz é destaque no Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016, maior evento mundial do setor, que realizado em Hannover, na Alemanha. A tecnologia brasileira ganha evidência por meio da exposição do Accelo 815 junto a diversos caminhões produzidos pela Daimler Trucks em todo o mundo.

“O Accelo é uma solução única para distribuição urbana dentro do portfólio da Daimler Trucks”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com chassi super-resistente, ele tem a robustez de um caminhão, porém com dimensões compactas e cabine para o motorista e dois acompanhantes, o que assegura agilidade e conforto no severo trânsito urbano. Oferece também ótima capacidade de carga, além da elevada potência de 156 cv do motor OM 924 LA, o mesmo utilizado em caminhões Atego de 17 toneladas. Ou seja, o motor trabalha com folga na aplicação do Accelo, o que resulta em força e longa durabilidade”.

Para destacar a capacidade de desenvolvimento tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, o Accelo 815 exposto no IAA está equipado com o sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard, cuja versão atualmente disponível no País foi customizada pelo time local. Foi dado destaque também para o auxílio na prevenção de furtos e roubos de veículos e de cargas por meio de rastreamento e bloqueio remoto.

No Brasil, essa família de caminhões é oferecida ao mercado nas versões Accelo 815 para 8.300 kg de PBT e Accelo 1016 para 9.600 kg de PBT, ambos do segmento de leves. Já o Accelo 1316 6×2, para 13.000 kg de PBT, está inserido no segmento de médios.

De acordo com Philipp Schiemer, a linha Accelo complementa e incrementa o portfólio da Daimler Trucks para o atendimento a diversos países. “Consagrado no Brasil, o Accelo já atende a diversos mercados na América do Sul, começando a chegar com mais ênfase também em outras regiões, como Oriente Médio e África. Ou seja, um produto desenvolvido por nosso time da Mercedes-Benz do Brasil, com colaboração de equipes mundiais da Daimler, está ganhando outros mercados como solução global da Daimer Trucks”, diz o executivo.

A fim de oferecer o melhor atendimento ao mercado, a Mercedes-Benz do Brasil oferece customizações de acordo com as características de cada país e com as demandas dos clientes. “Como exemplo, para atender aos requisitos dos Emirados Árabes Unidos, produzimos uma versão do Accelo com escape vertical e com proteção dianteira anti-intrusão. Aliás, para otimizar o atendimento aos clientes, também comercializamos o caminhão já com implemento, quando isso é solicitado”, informa Philipp Schiemer.

Em 2017, o Accelo deverá chega aos mercados de exportação já compatível com a rigorosa norma internacional de segurança ECE R-29. E no caso de emissões, a Mercedes-Benz do Brasil oferece versões de motores de acordo com as normas Euro 5 ou Euro 3.

Veja também

Por