Guerra às fraudes

O estado do Rio de Janeiro passará a contar com o controle biométrico facial no sistema intermunicipal de transporte rodoviário, que irá monitorar os usuários do bilhete único, das gratuidades e dos benefícios. A lei que institui a solução já foi sancionada, mas aguarda regulamentação. A Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro […]

O estado do Rio de Janeiro passará a contar com o controle biométrico facial no sistema intermunicipal de transporte rodoviário, que irá monitorar os usuários do bilhete único, das gratuidades e dos benefícios. A lei que institui a solução já foi sancionada, mas aguarda regulamentação. A Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro prepara minuta do decreto que vai definir as regras. Criada em março do ano passado, a Controladoria Geral do Bilhete Único deverá ser responsável pelo acompanhamento da fiscalização do processo antifraude, embora as empresas de ônibus já estejam analisando a possibilidade e talvez o sistema seja adotado também em alguns municípios da Região Metropolitana, em linhas locais, dentro de pouco tempo.

Os cartões serão passados normalmente nos validadores. Câmeras a eles acopladas farão sucessão de fotos automáticas que “leem” o rosto do usuário por meio das medidas entre pontos específicos, associando o rosto mapeado ao cartão do portador, o que possibilita a identificação da fraude, caso outra pessoa tente usá-lo posteriormente. A tecnologia permite que as fotos e o mapeamento facial sejam feitos em questão de segundos, sem gerar qualquer atraso no embarque. As máquinas têm também a capacidade de selecionar as fotos de melhor qualidade e armazená-las para comparação com as do cadastro.

O sistema de biometria facial, chamado de Sigom Vision, é composto pelo software e pelas câmeras propriamente ditas, e está sendo fornecido pela Empresa 1. “O equipamento foi desenvolvido especialmente para a biometria facial: é uma câmera inteligente e autônoma, que pode operar com validadores de outras marcas. As imagens geradas têm qualidade suficiente para fazer as verificações, que são automáticas, tanto de dia, quanto à noite”, explica Romano Garcia, diretor comercial da Empresa 1. Ao todo, serão entregues 25 mil unidades que equiparão os ônibus de 150 empresas ligadas à Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor).

Leia  a matéria  completa  na revista Technibus nº124 no  Acervo Digital OTM

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