Araraquara adquire 90 ônibus novos

O transporte público de Araraquara, no interior paulista, passou por uma transformação após a licitação realizada no final do ano passado. O Consórcio Araraquara de Transportes, composto pela Empresa Cruz e Viação Paraty, vencedor do processo, renovou grande parte da frota da cidade, com a aquisição de 90 ônibus, todos acessíveis a portadores de necessidades […]

O transporte público de Araraquara, no interior paulista, passou por uma transformação após a licitação realizada no final do ano passado. O Consórcio Araraquara de Transportes, composto pela Empresa Cruz e Viação Paraty, vencedor do processo, renovou grande parte da frota da cidade, com a aquisição de 90 ônibus, todos acessíveis a portadores de necessidades especiais. “Os carros foram entregues em janeiro, sendo incorporados gradativamente até maio, quando toda a frota do consórcio já estava nas ruas”, informa o diretor-presidente da Viação Paraty, Mauro Arthur Herszkowicz.

As linhas da Companhia Trólebus Araraquara, antiga empresa de transporte público da cidade, entraram em licitação no ano passado “Nós, do Consórcio Araraquara, ganhamos a concorrência e a permissão para transportar os passageiros. Uma das exigências do processo licitatório era a renovação total da frota vigente. As 29 linhas operadas anteriormente continuam as mesmas, não houve alteração. Ônibus novos, motoristas treinados, tecnologia, tudo isso significa um melhor atendimento ao usuário”, diz Herszkowicz. São 84 ônibus do consórcio em circulação, além de seis que ficarão de reserva.

A nova frota é composta por ônibus urbanos Apache VIP, da Caio Induscar (Viação Paraty); Torino e Senior, da Marcopolo (Empresa Cruz). Os chassis são da Mercedes-Benz e da Volkswagen. De acordo com o diretor presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara, Márcio Santos, em 2008 já havia sido realizada uma primeira licitação, em que seis linhas passaram a ser controladas pela Viação Paraty, com 36 ônibus operando. A bilhetagem eletrônica foi implementada nessa ocasião, com uma solução fornecida pela Prodata Mobility Brasil.

Araraquara contava com dois cartões diferentes de bilhetagem: Integra, que era o cartão da Companhia Trólebus Araraquara, e o cartão Move que era da Viação Paraty. O Move, além de ser usado pelos passageiros de Araraquara também podia ser utilizado no transporte intermunicipal em outras cidades em que a empresa atua. “Com a chegada do consórcio, o município passou a ter o seu cartão exclusivo, que seja chama Novocard”, explica Herszkowicz. Atualmente, existem mil cartões em circulação, sendo que 14 mil já foram emitidos no novo formato, desde abril, quando o consórcio iniciou suas operações.

No ano passado, mais de dez milhões de pessoas usaram o transporte público de Araraquara, com uma média mensal de 960 mil passageiros. A frota total da cidade é de 126 ônibus. 

Veja também

Por