Empenhada em ter um setor de transporte independente de combustíveis fósseis até 2030, a Suécia inaugurou, no dia 22 de junho, o primeiro sistema de rodovia elétrica do mundo, em uma estrada pública do país. Pelos próximos dois anos, um sistema de catenária da Siemens para caminhões será testado em um trecho de dois quilômetros da rodovia E16 ao norte de Estocolmo. O ensaio utilizará dois veículos híbridos a diesel fabricados pela Scania e adaptados, em colaboração com a Siemens, para operar sob o sistema de catenária.
“O sistema de Rodovia elétrica da Siemens tem o dobro da eficiência dos motores de combustão interna convencionais. A inovação da Siemens alimenta os caminhões com energia a partir de uma catenária. Isto significa não apenas que o consumo de energia é reduzido pela metade, mas que a poluição do ar local também é reduzida”, diz Roland Edel, engenheiro chefe da divisão de mobilidade da Siemens.
Na Suécia, o segmento de transporte é responsável por mais de um terço das emissões de CO2 e quase metade disso é originado pelo transporte de mercadorias. Como parte de sua estratégia de proteção do clima, o país comprometeu-se a ter um setor de transporte independente de combustíveis fósseis até 2030.
Na fase de testes, que deve durar cerca de dois anos, a Trafikverket, Administração de Transportes da Suécia e o Condado de Gävleborg , vão aproveitar para criar uma base de conhecimentos para saber se o sistema de rodovia elétrica da Siemens é adequado para futuro uso comercial. “De longe a maior parte das mercadorias transportadas na Suécia passa pelas rodovias, mas apenas uma parte limitada das mercadorias pode ser transferida para outros tipos de modal. É por isso que temos de libertar os caminhões de sua dependência de combustíveis fósseis, para que eles também possam ser utilizados no futuro. Rodovias elétricas oferecem essa possibilidade e são um excelente complemento para o sistema de transporte”, diz Anders Berndtsson, estrategista-chefe da Administração de Transportes da Suécia.
O núcleo do sistema é um pantógrafo inteligente combinado com um sistema de acionamento híbrido. Um sistema de sensores permite que o pantógrafo seja conectado e desconectado da catenária a velocidades de até 90 km por hora. Caminhões equipados com o sistema são alimentados pela fiação de catenárias aéreas à medida que se movimentam, permitindo sua viagem eficiente e sem emissões locais. Graças ao sistema híbrido, também são possíveis operações fora da linha de contato, mantendo assim a flexibilidade dos caminhões convencionais. A tecnologia da rodovia elétrica apresenta uma configuração aberta. Como resultado, soluções de baterias ou gás natural, por exemplo, podem ser implementadas como uma alternativa para o sistema de acionamento híbrido a diesel usado na Suécia. Isso permite que o sistema seja adaptado com flexibilidade para a aplicação específica.
Além deste projeto, a Siemens está desenvolvendo outro projeto de demonstração de rodovia elétrica na Califórnia, Estados Unidos. Este projeto está sendo realizado em colaboração com a montadora Volvo, em nome do Distrito de Controle de Qualidade da Costa Sul (SCAQMD). Os testes serão realizados ao longo de 2017 para ver como diferentes configurações de caminhões interagem com a infraestrutura rodovia elétrica nas proximidades dos portos de Los Angeles e Long Beach.