TCP aumenta a movimentação de contêineres até julho

A TCP, empresa que administra o terminal de contêineres de Paranaguá, aumentou em 21% a movimentação no acumulado de janeiro a julho com o 91.036 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), ante 75.236 TEUs do ano anterior. Em julho este terminal teve um volume recorde com 77.035 TEUs , o […]

Segundo análise encomendada pelo Fórum Marítimo Global para a Arup, consultoria de engenharia e desenvolvimento sustentável, a transição do setor para e-combustíveis no transporte marítimo poderia sustentar até quatro milhões de novos empregos verdes até 2050, o dobro do número de marítimos servindo globalmente hoje.

A TCP, empresa que administra o terminal de contêineres de Paranaguá, aumentou em 21% a movimentação no acumulado de janeiro a julho com o 91.036 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), ante 75.236 TEUs do ano anterior. Em julho este terminal teve um volume recorde com 77.035 TEUs , o que representa um crescimento de 2,9% em relação ao recorde anterior, em agosto de 2014, quando foram movimentados 74.898 TEUs. Em julho do ano passado, o terminal também registrou um recorde no número de cargas refrigeradas, com 15.640 TEUs transportados.

Juarez Moraes e Silva, diretor-superintendente da TCP, afirma que o modal ferroviário vem sendo um diferencial competitivo para o terminal. “Com o investimento na ampliação e modernização do modal ferroviário, que é responsável por 100% do transporte de contêineres por ferrovias via porto de Paranaguá, temos convertido cargas de estados como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que acessam o Paraná pelas regiões norte e oeste. Isto vem significando uma redução de aproximadamente 15% no valor do transporte de carga até o porto para os exportadores”.

O terminal de contêineres de Paranaguá é o segundo maior da América Latina. Após receber investimentos de R$ 365 milhões, um dos maiores aportes privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos, a TCP tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs por ano e de receber três dos maiores navios que fazem a rota internacional com produtividade média de 85 mph (movimentos por hora).

Com 320 mil m² de área de armazenagem, o terminal possui três berços de atracação de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos. “Além de nossa produtividade comparada com os melhores portos internacionais e com a alta disponibilidade e flexibilidade que temos para atender os navios, este desempenho é consequência de um trabalho intenso, com o objetivo de atrair mais cargas de importação e exportação para o terminal, e resultado de ações que a TCP tem realizado visando um atendimento comercial mais eficiente e mais competitivo para o cliente”, explica o diretor superintendente da TCP.

Desde o início de agosto a TCP passou a operar o novo serviço para o oeste da África. “Estamos vivendo um momento de alta no número de exportações, principalmente de commodities e refrigerados. Para os clientes com origem no Paraná ou na região de influência do terminal, que antes utilizavam o porto vizinho, o atendimento direto em Paranaguá reduz a cadeia logística e o custo operacional. Isso gera economia em frete rodoviário e reduz o custo total da carga”, analisa o diretor.

 

 

 

 

 

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