Polícia Militar importa de Israel blindados com trem de força MAN

Com trem de força da MAN, novos caminhões blindados, os populares “caveirões”, passam a ser usados em ações da Tropa de Choque da Polícia Militar e da Defesa Civil de São Paulo. Com alta tecnologia e imponente estrutura, os veículos foram implementados pela empresa israelense Plasan, especializada no desenvolvimento e venda de veículos militares para vários […]

Blindados, equipamentos importados, caminhões

Com trem de força da MAN, novos caminhões blindados, os populares “caveirões”, passam a ser usados em ações da Tropa de Choque da Polícia Militar e da Defesa Civil de São Paulo. Com alta tecnologia e imponente estrutura, os veículos foram implementados pela empresa israelense Plasan, especializada no desenvolvimento e venda de veículos militares para vários países.

Cada caminhão foi importado ao custo de R$ 5 milhões.  Totalmente blindados, os veículos contam com tecnologia de comunicação que permite trafegar com baixíssima luz ou até no deserto. Câmeras externas projetam imagens em telas instaladas na cabine, gerando mais dados aos policiais durante as ocorrências. Cade veículo transporta até 24 militares.

“Esses seis blindados importados são o que há de mais avançado no mundo em termos de tecnologia em matéria de segurança pública”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante a  a cerimônia de entrega dos veículos nesta quarta-feira (22.07) “Os blindados são importantíssimos no combate ao crime organizado e também para a defesa civil, seja para incêndios como tivemos no Alemoa [Baixada Santista], seja para catástrofes naturais.”

Os caminhões com powertrain da MAN  foram adaptados para ultrapassar obstáculos como valas e fossos, além de transporem profundidades para tráfego submerso em água. Os veículos têm equipamento de GPS, com mapas, rotas e referências, e contam com sistema de transmissão de imagens captadas por câmeras de visão noturna.

Além disso, os blindados têm capacidade para desobstruir vias através de seus mecanismos e contam com sistemas contra incêndio e exaustão. Rodas, pneus, motor e o compartimento da tripulação têm sistema de proteção.

 

Veja também

Por