Mercedes abrirá em Minas segunda loja de seminovos

A Mercedes-Benz vai expandir as atividades da SelectTrucks, sua divisão de veículos seminovos. Além de abrir, ainda em 2015, sua segunda unidade de veículos usados, desta vez em Minas Gerais, a empresa pretende montar postos de atendimento nas concessionárias de São Paulo e no interior paulista, no trecho entre Campinas e Ribeirão Preto. A primeira […]

A Mercedes-Benz vai expandir as atividades da SelectTrucks, sua divisão de veículos seminovos. Além de abrir, ainda em 2015, sua segunda unidade de veículos usados, desta vez em Minas Gerais, a empresa pretende montar postos de atendimento nas concessionárias de São Paulo e no interior paulista, no trecho entre Campinas e Ribeirão Preto. A primeira loja de seminovos da SelectTrucks no país foi aberta em Mauá, na grande São Paulo.

“Vamos trabalhar em uma estrutura móvel em uma cidade mineira e ainda não definimos o local que será instalado o novo posto de atendimento”, esclarece Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda de caminhões e ônibus Mercedes-Benz. “Vamos ficar um ano no local para avaliar a receptividade do mercado”.

Select Truck 2Teste de Crédito

A escolha de Minas Gerais, segundo Leoncioni, é porque a cidade vem registrando um grande número de emplacamentos nos últimos anos. “Alguns mercados e segmentos são notados por características do comportamento de compra e o cliente não se desloca para comprar caminhões, ele compra ao redor. Por isso, a SelectTrucks está expandindo, pois para ampliar os negócios, a gente tem que ir onde o cliente está”, afirma o executivo. A empresa também tem em seus planos a abertura de outras lojas de seminovos em Curitiba, Rio de Janeiro e na região do nordeste.

Dedicada à compra, estoque, manutenção e venda de caminhões seminovos de todas as marcas, a SelectTrucks mantém os mesmos conceitos e padrões da TruckStore, modelo de negócio de caminhões usados que a Daimler inaugurou há dez anos na Europa e hoje tem 31 lojas próprias em 16 países da Europa, nos Estados Unidos e na África do Sul, e vende 16 mil caminhões seminovos por ano.

Com o fraco movimento nas vendas de caminhões novos, por causa da crise econômica do país, a expectativa de Leoncini é que este ano seja bastante interessante para o mercado de caminhões usados. “Até maio já vendemos 158 caminhões”, destaca Leoncini. “É um número que eu considero muito bom diante de um cenário de forte retração no país”. Em 2013 as vendas de seminovos totalizaram 103 unidades e em 2014 atingiram 280 unidades.

Select Truck 3

Desde a inauguração da primeira unidade da SelectTrucks, em agosto de 2013 em Mauá, em uma área industrial na alça de acesso ao Rodoanel, local onde circulam 1.000 caminhões por hora, a Mercedes-Benz vendeu 548 caminhões seminovos e conseguiu alavancar a venda de 700 caminhões novos. O total vendido ficou abaixo da meta da empresa, que era de comercializar 1.000 caminhões no primeiro ano.

A taxa de juros que o banco Mercedes-Benz oferece para o financiamento dos caminhões seminovos é de 1,5% ao mês para um contrato de 12 meses — em outros bancos o índice praticado de 2,5% ao mês. “Além da taxa de juros diferenciada, o cliente tem 12 meses de garantia para o caminhão rodoviário e de seis meses para o modelo fora de estrada”, destaca Leoncini e esclarece: “A estratégia de abrir unidades de vendas de caminhões seminovos é alavancar a venda de modelos novos”.

Em uma área de 18 mil m2, a unidade da SelectTrucks em Mauá tem capacidade para o estoque de 200 caminhões com até dez anos de idade e 60 itens de peças para o reparo dos veículos. “O objetivo é ter em dezembro 250 itens de peças no estoque, como bomba d’água e compressores”, diz Leoncini.

 

 

 

 

 

Veja também

Por