Qualidade na alimentação escolar

O uso de caminhões frigoríficos para garantir a qualidade dos alimentos transportados para uso na alimentação escolar foi uma determinação do Governo Federal dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a licitação aberta para adquirir esses veículos deu à MAN Latin America uma encomenda de […]

VW Delivery 9.160, com pintura amarela, para transporte de alimentos para escolas

O uso de caminhões frigoríficos para garantir a qualidade dos alimentos transportados para uso na alimentação escolar foi uma determinação do Governo Federal dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a licitação aberta para adquirir esses veículos deu à MAN Latin America uma encomenda de 500 caminhões para o transporte de alimentos.

A montadora, que fornece o veículo completo, com implementação de baú frigorífico, adaptou o caminhão VW Delivery 9.160. Equipado com duas baterias, o modelo recebeu um aumento do balanço traseiro de 700 mm e dois tanques de combustível de 150 litros, preparados para interligação. Os dois tanques foram previstos para aumentar a capacidade de combustível em longos trajetos por locais de difícil acesso, sem a necessidade de abastecimento imediato.

Além de exibir uma pintura especial de cor amarela, o implemento conta com aparelho de refrigeração, reservatório de água, balança, caixa para ferramentas, prateleiras, e outros itens necessários para garantir o abastecimento das escolas. Essa parte foi preparada por implementadores sob a coordenação direta da MAN Latin America, para garantir o atendimento pleno às especificações do edital.

O Delivery 9.160 é equipado com motor Cummins ISF e usa o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), com utilização do aditivo Arla 32. A cabine foi configurada com maior espaço, focando em conforto e ergonomia para aumentar a produtividade do motorista. Segundo comunicado da MAN, o modelo é indicado para entregas urbanas com agilidade e para os serviços rodoviários de curtas e médias distâncias. Possui PBT de nove mil quilos, freio a tambor nas quatro rodas, proporcionando maior durabilidade e eficiência, além de baixo custo de manutenção.

O PNAE tem o objetivo de contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e maior rendimento escolar dos estudantes e para a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. O programa fornece refeições para aproximadamente 45 milhões de alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

 

Veja também

Por