Ituran e Navig: parceira para monitorar e treinar motoristas

A Ituran, empresa de rastreamento automotivo, fechou uma parceria com a Navig, empresa do ex-piloto de Fórumula1, Luciano Burti, especializada no treinamento de motoristas, com o objetivo de oferecer ao mercado, principalmente o setor de transporte de cargas, o monitoramento técnico e a qualificação de motoristas. Através de uma plataforma da Ituran, chamada de Safety, […]

Interior de um simulador da Navig para treinamento de motoristas

A Ituran, empresa de rastreamento automotivo, fechou uma parceria com a Navig, empresa do ex-piloto de Fórumula1, Luciano Burti, especializada no treinamento de motoristas, com o objetivo de oferecer ao mercado, principalmente o setor de transporte de cargas, o monitoramento técnico e a qualificação de motoristas.

Através de uma plataforma da Ituran, chamada de Safety, o frotista identificar e avaliar quais são os principais e mais recorrentes erros que os motoristas cometem ao dirigir e quem são esses profissionais. A partir dessa análise, as empresas oferecem ao cliente o programa de treinamento desenvolvido pela Navig, para corrigir os problemas e ensinar os profissionais a praticarem uma direção mais eficiente.

Segundo Fábio Nonis, diretor comercial da Ituran, corrigindo a forma de dirigir de seus motoristas uma empresa pode conseguir uma economia de até 10% no consumo de combustível, além de reduzir os riscos de acidentes e gastos com manutenção, pneus e freios.

A plataforma Safety é uma solução de telemetria que faz um diagnóstico preciso da condutibilidade. “Podemos identificar erros e falhas no modo de condução com bastante facilidade e de forma ilustrativa e simples. A ideia da Ituran é ter pelo menos de 100 a 150 clientes passando por este treinamento nesse primeiro ano de parceria”, declara Nonis.

Os cursos da Navig usam simuladores que funcionam em um escritório móvel itinerante, que pode ser levada até o cliente e fica à disposição durante o tempo necessário.  O carro-chefe da empresa é o módulo Motorista Eficiente que proporciona uma direção mais econômica, com redução do consumo de diesel e dos custos de manutenção.

“O curso é um investimento porque o motorista fica apto a reduzir o consumo de diesel. Desta forma, o custo do treinamento se paga, aproximadamente, após o profissional dirigir um caminhão por 6 mil quilômetros”, comenta Luciano Burti.

O plano da Ituran é incluir em seu portfólio de produtos o Ituran Driver Training (powered by Navig), e, por um pequeno valor adicional na mensalidade, o cliente passa a ter direito a um treinamento por ano, por veículo, com a Navig. Já a Navig passa a contar com o sistema de rastreamento e telemetria da Ituran para seus clientes. A plataforma é instalada antes do curso, os dados serão coletados e, em seguida, é feito o treinamento com base nos apontamentos de erros capturados pela ferramenta da Ituran. Com isso, é possível comparar a forma de dirigir antes e depois do treinamento e mensurar os resultados de economia para a frota.

Veja também

Por