Em ano surpreendente, Ford lança seis caminhões

A Ford vem apresentando um desempenho surpreendente em caminhões neste fatídico ano de 2015 para as fabricantes de caminhões. Enquanto o mercado em geral apresenta queda em torno de 42% em vendas nos cinco primeiros meses deste ano, a Ford perdeu apenas 15%. O resultado é fruto da sua acertada estratégia, principalmente, o de resgatar […]

Funcionários da Ford ao lado do caminhão de número 400.000

A Ford vem apresentando um desempenho surpreendente em caminhões neste fatídico ano de 2015 para as fabricantes de caminhões. Enquanto o mercado em geral apresenta queda em torno de 42% em vendas nos cinco primeiros meses deste ano, a Ford perdeu apenas 15%. O resultado é fruto da sua acertada estratégia, principalmente, o de resgatar a linha F, que havia sido descontinuada no final de 2011 em razão da introdução do Euro 5.

Agora, a montadora de São Bernardo Campo mantém firmes os seus planos anunciados no final do ano passado. Nesta segunda-feira (08.06), a empresa confirmou o  lançamento de seis novos caminhões este ano, ampliando a sua linha de veículos comerciais para o mercado.

O anúncio foi feito por Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul, durante a comemoração da produção de 400 mil caminhões no ABC desde o início de operação, em 2001, da unidade dedicada a veículos desse segmento. O evento foi também a apresentação do novo diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, João Pimentel.

Steven Armstrong destacou a visão global da Ford no negócio de caminhões, com operações na América do Sul, América do Norte, Europa e futuramente na China. “Especificamente no Brasil, temos uma tradição sólida de mais de 90 anos montando caminhões e 58 anos produzindo os veículos nacionalmente”, disse Armstrong.

“Nos últimos anos, realizamos importantes investimentos em caminhões. Agora, teremos novos produtos, entre os quais versões automáticas que garantem mais conforto ao motorista e um caminhão com configuração 8×2,  que permite maior rendimento em determinadas operações”, afirmou.

Os novos caminhões contribuíram, no acumulado do ano, para a marca ganhar 5,9 pontos percentuais nos emplacamentos, comparado ao mesmo período de 2014. A participação de mercado cresceu para 18,9%. Nos cinco meses do ano, a Ford foi a marca que mais cresceu, dando sequência à série de resultados melhores que os da indústria em 2015. Liderou, ainda,  os segmentos de caminhões semileves e leves.

Novo diretor

A Ford Caminhões tem um novo diretor para as suas operações na América do Sul. Apresentado oficialmente no cargo, João Pimentel está na Ford há 35 anos, onde atuou em diversas funções nas áreas de desenvolvimento de produto, qualidade e de compras, da qual foi diretor. Ele sucede a Guy Rodriguez, que passou a comandar a diretoria de marketing, vendas e serviços para automóveis e picapes.

“Assumo a nova função num momento de grandes desafios, impostos pela queda do mercado. Mas, temos uma visão de longo prazo, oferecendo uma linha de produtos que se destaca pelo custo-benefício. Temos uma equipe altamente preparada e uma fábrica com muita flexibilidade”, disse João Pimentel.

Desde 2001, a fábrica de caminhões está instalada no Complexo Ford de São Bernardo do Campo. Anteriormente, a linha de montagem funcionava na capital paulista, no tradicional bairro do Ipiranga. A produção de 400 mil unidades refere-se exclusivamente ao período na unidade fabril na cidade de São Bernardo do Campo.

Ela tem capacidade instalada de 40 mil veículos por ano e produz quatro tipos diferentes de cabine na mesma linha, entre modelos da Série F e Cargo dos segmentos de semileves, leves, médios, pesados e extrapesados. “Atualmente, estamos trabalhando abaixo da nossa capacidade e buscando soluções para adequar a produção à demanda. Mas queremos estar preparados para atender a uma retomada o mais breve possível,  trabalhando muito para mostrar que os caminhões Ford são uma excelente opção e criando novas soluções para atender aos vários segmentos de mercado”, disse Pimentel.

Lançamentos 

Entre os lançamentos recentes da Ford Caminhões, destacam-se os modelos F-350 e F-4000, além do Cargo 1119, Cargo 1723 Kolector e Cargo 2429. O F-350 é líder dos semileves. O F-4000 conta com versão 4×4 para atender clientes nas cidades e zonas rurais.

O Cargo 1119 é um caminhão do chamado segmento de leves. O médio 1723 Kolector já vem preparado para compactador de resíduos.

Na linha 6×2, o Cargo 2429 vem crescendo em participação, com mais de 10.500 unidades vendidas desde o seu lançamento. Em breve, será oferecido também na versão 8×2 de fábrica, ampliando o seu campo de aplicação.

“Os futuros lançamentos têm um foco claramente definido em oferecer versatilidade, desempenho e o melhor valor de compra. A nossa missão vai além da comercialização de veículos. Temos 140 distribuidores exclusivos em todo o País e queremos ser reconhecidos também pelo nosso pós-venda, com um foco forte em serviços.”, enfatizou João Pimentel.

Veja também

Por