Transportadores brasileiros demonstram interesse na aplicação da ISO 39001, norma internacional de certificação em gestão de segurança viária. Ainda em fase de tradução para o português, a norma é mais um passo para o setor reduzir o monstruoso número de acidentes e mortes no trânsito do Brasil, um dos piores do mundo. A norma também pode ajudar as empresas a diminuir o valor do seguro.
Em um debate promovido pela Volvo do Brasil na sede da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC), lideranças do transporte rodoviário de carga e representantes de várias empresas manifestaram interesse de se ter no país uma norma que oriente na redução dos acidentes, que produzem até 45 mil mortos ao ano.
De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, em 2014, aconteceram 166.223 acidentes em rodovias federais que cortam o país. Deste total, 28.871 envolveram veículos de carga, resultando em 7.844 feridos e 1.436 mortos.
A introdução da norma faz parte de um conjunto de ações apoiadas pela Volvo para fortalecer no Brasil a visão do “Zero Acidentes”, adotada recentemente pelo Grupo Volvo, que tem como ideal de futuro zerar os acidentes envolvendo os seus produtos.
“Esta é uma visão ousada, mas sabemos que a soma de ações e a disposição das empresas do setor de se engajar neste desafio de zerar acidentes envolvendo produtos da marca, trará avanços para aumentar a segurança no trânsito”, afirmou Solange Fusco, diretora de comunicação do grupo Volvo América Latina.
O presidente da NTC & Logística, José Hélio Fernandes, disse que as empresas do setor já se empenham na profissionalização, mesmo que sejam em parte prejudicadas pela deficiente infraestrutura viária.
Para Fernandes, a norma, que não é impositiva, chega como mais uma forma de contribuição ao setor. “A segurança é um assunto que não só interessa ao transportador, mas ao conjunto da sociedade. Trata-se de um trabalho de persistência”, disse.
Flavio Benatti, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp), disse que a redução dos acidentes faz parte da sustentabilidade do negócio.
Benatti adiantou que está em licitação a compra de cem simuladores de direção para as escolas do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), entidades que também preside. “Com isso, buscamos melhorar a gestão das empresas, diminuindo a sinistralidade e contribundo também com a norma 39001”, disse.
Eduardo Lucena, responsável pelo transporte e logística da Raízen, um dos maiores embarcadores do Brasil, disse que, após quatro anos de operação, a empresa veio a registrar um acidente fatal em janeiro deste ano. “Por causa disso, perdemos bônus e tivemos que rever toda a nossa operação”, afirmou.
Lucena disse que a empresa tem como conduta não entrar em negócios que resultem em perdas humanas. “Já deixamos de participar de projetos onde não há sustentabilidade. O grupo tem como norma o respeito à vida”, afirmou.
Manoel Souza Lima Jr., presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), afirmou que a Lei dos Caminhoneiros já foi um avanço ao garantir maior tempo de descanso para motoristas. “A norma, junto com a nova lei, será decisiva para a redução dos acidentes no Brasil”, afirmou.
A norma ISO 39001 estabelece o roteiro para implementação de um sistema de gestão para que empresas e empresários do setor de transporte avancem em práticas de segurança viária.
Como a norma, lançada no exterior em 2012, ainda não foi traduzida no Brasil, um manual distribuído pela Volvo antecipa detalhes dos requisitos exigidos para sua implantação e mapeia ações a serem adotadas.
O objetivo é possibilitar aos transportadores e operadores de transporte uma visão do caminho que devem percorrer para a adoção de um sistema próprio e organizado para a gestão da segurança viária.
A decisão de lançar o Manual da ISO 39001 veio dos seminários regionais promovidos pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). “Nosso objetivo, ao lançar o manual, foi ir além da discussão, disponibilizando a essência do conteúdo em um documento de orientação para as empresas interessadas em implementar a norma”, disse Anaelse Oliveira, responsável pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito.
Para ela, mais que a certificação, as empresas que adotarem a ISO 39001, terão avanços na gestão viária, se tornarão mais competitivas além de prestar benefícios inestimáveis para a sociedade.
Apesar de ainda ser recente, organismos responsáveis pelas certificações de Norma ISO estimam que uma nova norma atinge um grau de maturidade a partir do quarto ano de sua criação.
“Estima-se que dezenas de empresas já tenham sido certificadas no mundo. No Brasil, a receptividade à chegada da ISO está sendo muito boa, o que nos leva a crer que cedo veremos empresas nacionais certificadas. As empresas que já possuem outras ISO (9000, 14001), certamente não encontrarão grandes dificuldades de implementá-la”, afirmou Paulo Cesar Gottlieb, da TRS Engenharia, responsável pelo Manual.
De acordo com Gottlieb, no Reino Unido, uma transportadora certificada pela ISO 39001 obteve 10% de redução do valor em seu seguro, o que garantiu não só o pagamento da certificação, mas a manutenção do sistema pelos próximos sete anos. “Acredito que aqui também as empresas descobrirão os benefícios trazidos pela implementação da norma”, reforça.
Este ano, a Volvo também promove encontros com transportadoras de cargas para discutir formas de reduzir os acidentes no transporte comercial e de implantar a ISO 39001 serão entre maio e julho. Estão previstos encontros regionais em Goiânia, Salvador e Fortaleza. A participação nos eventos é gratuita e as inscrições podem ser feitas no portal do PVST, a partir de maio.