O primeiro voo do KC-390

A Embraer realizou, no início de fevereiro, o primeiro voo de seu novo jato KC-390, de transporte militar e reabastecimento em voo. A operação foi executada em Gavião Peixoto (SP), para avaliação da qualidade de voo e de desempenho da aeronave e teve duração de uma hora e 25 minutos. O voo inaugural marcou o […]

Avião militar KC-390 em pleno voo

A Embraer realizou, no início de fevereiro, o primeiro voo de seu novo jato KC-390, de transporte militar e reabastecimento em voo. A operação foi executada em Gavião Peixoto (SP), para avaliação da qualidade de voo e de desempenho da aeronave e teve duração de uma hora e 25 minutos.

O voo inaugural marcou o início da fase de testes de dois protótipos, prevista para durar até o fim de 2016, para quando está programado o começo das entregas. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou o pedido de aquisição de 28 aeronaves que serão entregues ao longo de 12 anos. Com valor em torno de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento dos aviões e um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.

“Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmos a tarefa que nos foi confiada. O KC-390 é resultado de uma estreita cooperação com a Força Aérea Brasileira e conta com outros parceiros internacionais, representando, provavelmente, o maior desafio tecnológico que a empresa já enfrentou em sua história. Estamos verdadeiramente realizados por atingir este importante marco”, disse Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer.

Nesse voo – sob a condução dos pilotos de teste Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e dos engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker – o KC-390 realizou manobras para análise das características de voo e executou uma variedade de testes. Segundo Louzada, a aeronave se comportou de forma “dócil e previsível”. “O avançado sistema de comandos de voo fly-by-wire e os aviônicos de última geração facilitam a pilotagem e proporcionam um voo suave e preciso”, acrescentou.

De acordo com Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, o programa continua avançando conforme planejado e ele afirmou que o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo. Argentina, Chile, Colômbia, República Tcheca e Portugal assinaram cartas de intenção para adquirir um total de 32 aeronaves. “Orgulhamo-nos por mais uma vez mantermos nossos compromissos no desenvolvimento desta aeronave que estabelecerá um novo padrão na categoria dos aviões de transporte militar tático”, disse.

 

Veja também

CEO
Marcelo Fontana
[email protected]
Editora
Aline Feltrin
[email protected]
/aline-feltrin
Repórter
Valéria Bursztein
[email protected]
/valeria-bursztein
Executivo de contas
Tânia Nascimento
[email protected]
Raul Urrutia
[email protected]
Publicidade
Karoline Jones
[email protected]
Financeiro
Vidal Rodrigues
[email protected]

Newsletter O que move o mercado, primeiro para você

Receba as principais notícias, análises e tendências do transporte moderno diretamente no seu e-mail e acompanhe atualizações em tempo real pelo nosso canal oficial.