Híbrido panorâmico na Volvo Ocean Race

Durante a etapa brasileira da Volvo Ocean Race – uma das maiores competições náuticas a vela do mundo – realizada entre os dias 4 e 19 de abril, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, um ônibus híbrido da Volvo Bus Latin America, com carroceria Viale Double Decker Sunny, da Marcopolo, foi utilizado para o […]

Marcopolo Viale DD Sunny circula em Itajaí

Durante a etapa brasileira da Volvo Ocean Race – uma das maiores competições náuticas a vela do mundo – realizada entre os dias 4 e 19 de abril, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, um ônibus híbrido da Volvo Bus Latin America, com carroceria Viale Double Decker Sunny, da Marcopolo, foi utilizado para o transporte de moradores das cidades de Itajaí e Camboriú.

Por sua configuração direcionada ao turismo, o Viale DD Sunny permite aos ocupantes ter visão panorâmica dos pontos turísticos e das belezas naturais encontradas ao longo do trajeto. No piso superior, as poltronas foram revestidas com um plástico especial, mais resistente, em razão de o veículo não ter janelas. No piso inferior, o Viale DD Sunny tem amplas janelas, que oferecem maior visibilidade aos passageiros.

O veículo tem piso baixo e capacidade para transportar 62 passageiros sentados, sendo 45 no piso superior e 17 no piso inferior. Tem 12,5 metros de comprimento e quatro metros de altura e está equipado para permitir acessibilidade.

O híbrido da Volvo possui conjunto propulsor traseiro, formado por um motor elétrico de 160 cv de potência, que utiliza baterias de íon de lítio, e também dispõe de motor diesel/biodiesel de 215 cv.

Entre as qualidades deste ônibus, a motorização o torna mais silencioso e até 90% menos poluente do que o movido a diesel (Euro 3). Os dois motores, um a diesel e outro elétrico, funcionam em paralelo ou de forma independente.  O elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo em baixas velocidades e o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas.  Os motores ficam desligados quando o veículo está parado para embarque e desembarque de visitantes.  A energia das frenagens também é usada para carregar as baterias do motor elétrico. Segundo informações da Marcopolo, o ônibus é 35% mais econômico.

No Brasil, o Viale DD Sunny já é utilizado no Parque Nacional do Iguaçu, onde operam oito unidades fornecidas pela Marcopolo e a encarroçadora já desenvolveu outros veículos para as cidades de Porto Alegre, Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, Curitiba, no Paraná, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Veja também

Por