CEO da Maersk Line diz que crise no Mar Vermelho afetou portfólio global

Segundo o executivo, os próximos meses serão desafiadores tanto para transportadoras quanto para empresas, à medida que a crise se estende até o terceiro trimestre de 2024

A Maersk Line anunciou nesta semana que a crise no Mar Vermelho se espalhou além de sua rede Ásia-Europa e afetou todo o seu portfólio global. O CEO Vincent Clerc explicou que os próximos meses serão desafiadores tanto para transportadoras quanto para empresas, à medida que a situação no Mar Vermelho se estende até o terceiro trimestre de 2024. As informações são do site Container News.

Segundo a matéria do site, Clerc falou em um evento online com clientes uma semana após a transportadora dinamarquesa sofrer outro ataque dos Houthis, quando o Maersk Sentosa, com bandeira dos EUA, escapou de danos após ser alvo de mísseis.

Clerc afirmou que o desvio de navios ao redor do Cabo da Boa Esperança é difícil tanto para transportadoras quanto para embarcadores. Dois a três navios adicionais são agora necessários em cada rede de serviços. Isso apertou o fornecimento de tonelagem, resultando em tarifas de afretamento em alta.

De acordo com o CEO da Maersk, hoje, todos os navios que podem navegar e os que anteriormente não eram bem utilizados em outras partes do mundo foram redistribuídos para tentar tapar buracos. Isso aliviou parte do problema, mas está longe de resolver todos os problemas da indústria, incluindo para a Maersk. “No próximo mês, teremos posições faltantes ou navios navegando que são de tamanho significativamente diferente do que normalmente teríamos naquela linha, o que também implicará em uma capacidade reduzida para atender toda a demanda existente.”

A Maersk declarou que as exportações asiáticas são mais impactadas do que as importações asiáticas pela situação em andamento no Mar Vermelho. Isso ocorre principalmente porque os países asiáticos são grandes exportadores globais, e a China é a maior exportadora para muitos países asiáticos. As rotas entre o Extremo Oriente e a Europa via Canal de Suez foram diretamente impactadas, com interrupções no Mar Vermelho afetando a maioria das rotas comerciais. No entanto, as interrupções se estenderam além das rotas Extremo Oriente-Europa para toda a rede oceânica.

A congestão e as interrupções se estenderam além dos hubs e chegaram aos portos do Nordeste da Ásia e da Grande China, causando atrasos. A Maersk aconselhou que os exportadores da Oceania considerem um tempo adicional de lead time como parte do planejamento da cadeia de suprimentos durante este período.

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