Iveco investe R$ 100 milhões para vender Daily elétrico no Brasil

O aporte será utilizado para a regionalização, preparação da rede e para uma possível produção local do veículo e da bateria, que poderá ocorrer nos próximos anos

A Iveco começou a vender no mercado brasileiro a versão elétrica do Daily. Segundo o CEO da montadora, Marcio Querichelli, 26 unidades já chegaram ao país e já estão encomendados por clientes. Outras 24 chegarão até dezembro. Para comercializar o eDaily no Brasil, a Iveco investiu R$ 100 milhões para o período de 2024 a 2026.

Aline Feltrin

A Iveco começou a vender no mercado brasileiro a versão elétrica do Daily. Segundo o CEO da montadora, Marcio Querichelli, 26 unidades chegaram ao país e já estão encomendadas por clientes. Outras 24 chegarão até dezembro. Para comercializar o eDaily no Brasil, a Iveco investiu R$ 100 milhões para o período de 2024 a 2026. O aporte será utilizado para a regionalização do produto, preparação da rede e para uma possível produção local do veículo e da bateria, que poderá ocorrer nos próximos anos. Por enquanto, o veículo está sendo importado da Itália. O valor complementa o ciclo de investimento de R$ 1 bilhão que está em andamento.

Segundo o CEO da companhia, importar 50 unidades até o final do ano é parte de uma estratégia para evitar a nova taxação de importação que entrará em vigor em julho. Com isso, a empresa consegue realizar a operação sem incorrer nos custos adicionais que a nova taxação implicaria.

O gerente comercial da montadora, George Carloto, contou que os clientes que encomendaram os veículos que já chegaram ao Brasil são grandes embarcadores com metas de redução de emissões de poluentes. Há também algumas unidades vendidas para locadoras. O próximo lote, que chegará no segundo semestre, ainda não foi vendido, mas já há conversas avançadas com potenciais compradores. “Percebemos que, com a versão elétrica do Daily, há oportunidades para fechar negócios com empresas que ainda não estão em nossa carteira de clientes e que compram somente veículos elétricos”, explicou.

Antes de chegar ao mercado, o eDaily passou por testes e validações na Europa e no Brasil. Componentes críticos foram testados em bancadas específicas, enquanto o veículo completo foi submetido a rigorosos testes de durabilidade em condições reais, incluindo diversas missões de uso urbano, intermunicipal e rodoviário.

O  eDaily é oferecido em versões chassi-cabine e furgão, com peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas. Sua tração traseira e baterias escaláveis permitem um alcance máximo de até 300km e potência de 100 a 140 kW. O preço do veículo é de R$ 549 mil.

Elétricos e a gás

O foco da Iveco para este ano será no fortalecimento das vendas do eDaily, contudo, a partir de 2025, a meta é alavancar mais negócios para o caminhão a gás no país. “Na Europa, temos mais de 80% do mercado e queremos ter esse desempenho aqui também”, contou o CEO da empresa. Até o momento, a marca tem 28 unidades do S-Way NG a gás vendidas ao Grupo Cetric.

O CEO da Iveco contou ao portal Transporte Moderno que a montadora poderá utilizar a locação para viabilizar tanto a versão elétrica do Daily quanto o caminhão a gás no Brasil. “Estamos realizando estudos para entender se teremos uma operação dedicada a locação aqui”, revelou.

LEIA MAIS

Caminhões a gás: Grupo Cetric encomenda 28 unidades do Iveco S-Way NG

Veja também

Por